sábado, 19 abril 2025

Um dérbi na luta pelo acesso

Principal clássico do interior do estado de São Paulo, Ponte Preta e Guarani enfrentam-se hoje, a partir das 16h30, em jogo válido pela quarta rodada do returno da Série B do Campeonato Brasileiro. Se no confronto do turno inicial, no Brinco de Ouro e vencido pela Macaca por 3 a 2, o foco principal foi o retorno do clássico, dessa vez as duas equipes jogam uma cartada decisiva na busca pelo acesso.

A Macaca está com 32 pontos e vem de derrota para o Londrina. Pior nem é isso. Seu aproveitamento como mandante é decepcionante, com 40 % de aproveitamento. Vitórias como mandante? Contra Fortaleza, Criciúma e Goiás, fruto das punições que fizeram o time atuar seis jogos com portões fechados e outros confrontos em Araraquara.

No Guarani, com 35 pontos o embalo voltou. Após perder do líder Fortaleza, a equipe bateu o Sampaio Côrrea e o Atlético-GO, que até aquela rodada estava presente no grupo de classificação. Vai desembarcar no Majestoso e sentirá pela primeira vez a experiência de atuar com um jogo de torcida única na condição de visitante.

Por reconhecerem tudo que está envolvido, ninguém divulgou as escalações e os treinos ocorreram com portões fechados. O espetáculo, neste contexto, ficou com a torcida. No Guarani, o último treino no Brinco de Ouro teve permissão de entrada da torcida nas arquibancadas e despedida antes do time dirigir-se a um hotel em Jaguariúna.

A Macaca realizou sua última atividade na manhã de ontem, e na saída da delegação para um hotel próximo da Rodovia Dom Pedro I (SP-065), o presidente José Armando Abdalla Junior chorou ao lado dos torcedores. Sinal de que o clássico ainda mexe com mentes e coração da principal cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

BRIGATTI DIZ QUE RIVAL ESTÁ EM ASCENSÃO 
Adepto de metodologias antigas no futebol, o técnico João Brigatti deu um “drible” nos jornalistas durante a semana de preparação para o clássico. Apesar da assessoria de imprensa divulgar que as atividades seriam todas no Moisés Lucarelli, uma atividade foi realizada longe de Campinas, cujo local não foi divulgado.

“Não treinamos aqui na quinta-feira, acabamos saindo de Campinas. Precisávamos de privacidade para definir o time, principalmente com pouco tempo de trabalho entre um jogo e outro”, disse o comandante da Alvinegra.

Assim como o adversário, Brigatti não divulgou a escalação, mas fez questão de ressaltar de que o Guarani foi “decupado” em todos os seus setores e nenhuma surpresa poderá acontecer. “É um time totalmente diferente, com elenco bem mais fortalecido, em uma crescente no campeonato. Vamos trabalhar em cima dos pontos fortes do adversário e tentar explorar as poucas fragilidades do Guarani”, prometeu o técnico.

Na vitória por 3 a 2, no turno inicial do Campeonato, Brigatti era auxiliar técnico de Doriva, foi demitido após a derrota para o Sampaio Correa.

‘JOGAR COM O CORAÇÃO’
Prestes a viver o seu segundo dérbi como treinador, o técnico Umberto Louzer não esconde a ambição de buscar a vitória para entrar de uma vez por todas no G4 e de quebra impedir a aproximação de um concorrente direto. Uma vitória bugrina deixaria a diferença entre os dois times em seis pontos.

“Temos a possibilidade de entrar no G4. Tenho certeza que vamos chegar preparados para dar nosso melhor. Jogar com coração e alma do início ao fim para atingir todos os objetivos e com certeza vamos ganhar um fôlego a mais ao longo da competição”, disse o treinador.

Existe uma preocupação para a sequência do campeonato. O elenco ainda conta como muitos jogadores pendurados com dois cartões amarelos. São eles: Kevin, Caique, Edson Silva, Pará, Matheus Oliveira e Everton Alemão.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também