Duas pessoas morreram e dez ficaram feridas – três em estado grave e sete leves, inclusive uma criança de 2 anos – em acidente de trânsito envolvendo um micro-ônibus de excursão de Nuporanga e Sales Oliveira, interior de São Paulo, para Praia Grande, no litoral de Santos, e um caminhão. O acidente ocorreu no quilômetro 128, na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Americana, nas proximidades do acesso para a Goodyear.
O acidente ocorreu aos 20 minutos de ontem. Os veículos seguiam no sentido capital paulista. Acionados, os bombeiros tiveram que retirar três vítimas das ferragens – os nomes não foram informados. Faleceram no acidente Maria Rodrigues Damian, 59, de Sales Oliveira, e Geraldo Júlio Furini, 67, de Nuporanga. Eles estavam sentados um do lado do motorista e o outro atrás deste passageiro.
O condutor do caminhão, Edmilson Carlos de Lima, 49, de Pontal (São Paulo), relatou que estava transportando açúcar com destino a cidade de Guarujá e que trafegava na terceira faixa da direta, quando ouviu um forte barulho. Parou logo que possível no acostamento e constatou que o micro-ônibus havia colidido na traseira da carreta do caminhão.
O motorista Ailton Cesar Puci, 54, de Sales Oliveira, relatou no boletim de ocorrência que trafegava pela terceira faixa de rolamento, quando percebeu as luzes da traseira da carreta, que refletiam pouca luminosidade.
Ele alegou que não teve tempo hábil de desviar, colidindo na traseira do caminhão, que seguia em baixa velocidade. Os dois motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro, mas o resultado foi negativo.
Os passageiros do micro-ônibus sofreram escoriações de natureza leve e se recusaram a receber atendimento, segundo consta no registro policial. Seis vítimas eram de Nuporanga, inclusive o aposentado que faleceu no local.
Ficaram feridos a estudante Maria Eduarda da Silva, 20, e a mãe dela, a dona de casa Aparecida Donizeti Furini da Silva, 58, o aposentado Laércio Júlio Furini, 65, e a dona de casa Maria das Graças Furini, 62, todos residentes no mesmo endereço, além do aposentado Osvaldo Gonçalves Ferreira, 64 anos.
Outras vítimas residiam em Sales Oliveira. Ficaram feridos o vigilante Fábio Rodrigues Damian, 39, e o pai dele, o aposentado Aparecido Carlos Damian, 63. A mãe de Fábio, Maria Rodrigues Damian, 59, faleceu no local. Também estavam no micro-ônibus a dona de casa Fabiana Donato, 39, e a filha dela de 2 anos.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Americana informou que Maria das Graças Furini teve traumatismo craniano e continua na emergência, em observação. Maria Eduarda, filha de Maria das Graças, e Aparecido Carlos Damian tiveram alta. Outras duas vítimas foram socorridas à Santa Casa de Limeira, mas a assessoria não retornou as ligações. Outros feridos foram encaminhados ao Hospital Estadual de Sumaré, mas a assessoria não informou o estado de saúde deles.
Diante da gravidade da ocorrência, foram acionados 12 bombeiros com quatro viaturas do Corpo de Bombeiros de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba. Três viaturas da Polícia Rodoviária e três ambulâncias da concessionária CCR AutoBan, uma ambulância do Help Móvel e duas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deram apoio à ocorrência.