Os homicídios dolosos (com intenção de matar) tiveram aumento de 140% (de 5 para 12) e os furtos de veículos aumentaram 13,5% (de 428 para 486) em cinco cidades da região no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Já os casos de estupro caíram 10% no período (de 38 para 34), roubos-outros 11,5% (de 508 para 450) e roubos de veículo 11% (de 266 para 237).
Os dados de referem à soma das ocorrências em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia e foram compilados e divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Em Americana, o número de homicídios saltou de um, no ano passado, para quatro, neste ano, e os estupros dobraram, indo de 7 para 15. Os estupros caíram nas demais cidades da região. Somente o roubo de veículos reduziu em Americana. Também houve aumento dos homicídios em Hortolândia (de 0 para 3) e em Sumaré (de 3 para 4).
O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara, Rômulo Gobbi, destacou que investimentos são feitos para reduzir os índices de criminalidade no município. “A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu no monitoramento por câmeras. São 66 novas câmeras, das quais 54 já instaladas, além de outras nove em funcionamento desde 2013. Os novos equipamentos de controle de velocidade (radares) também serão utilizados para o monitoramento. Vale ressaltar que, além do investimento em tecnologia, o trabalho em conjunto da Guarda Municipal e da Polícia Militar tem contribuído muito para a diminuição de delitos”, disse.
CONTAS
O comandante do 19º Batalhão, tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, responsável pelo policiamento em cinco cidades, disse que houve neste primeiro bimestre aumento do número de estupros em Americana, principalmente de vulneráveis. “Esse é um crime que ocorre, na maioria das vezes, dentro de casa e é perpetrado por familiares ou conhecidos da vítima. Todavia, em Santa Bárbara d’Oeste, houve diminuição desse delito no mesmo período”, avaliou.
Santa Bárbara manteve o mesmo número de homicídios do ano passado no bimestre. “Um dos registros de homicídios em Americana no mês de janeiro decorreu da localização do corpo da vítima, já em avançado estado de decomposição, o que nos leva a crer que tal crime ocorreu há tempos, além de não permitir afirmar sequer, se tal crime ocorreu de fato em Americana ou se houve apenas o encontro do corpo da vítima em nosso município. Outros homicídios em Americana em janeiro tiveram o aspecto de “acerto de contas” dada a localização da vítima, a situação observada no local dos fatos e os antecedentes criminais das vítimas”, analisou o comandante do 19º Batalhão.
Apesar do aumento no número de casos de roubos-outros (todos os tipos de roubos excetuando-se o de veículos) em Americana, no comparativo bimestral, o tenente-coronel ressaltou que houve uma queda de quase 40% entre janeiro e fevereiro deste ano nesse delito. Já em Santa Bárbara houve no bimestre o menor número desse delito desde que a SSP começou a mensurar esse indicador em 2002.
“Houve um aumento na subtração de veículos em várias regiões do Estado, inclusive na nossa, contudo em Americana tivemos uma redução expressiva no número de roubos de veículos se compararmos o primeiro bimestre deste ano com o ano passado, chegando a uma redução de mais de 80% no número de roubos de veículos, se compararmos os meses de fevereiro de 2019 e 2020”, afirmou.