A Polícia Federal de Campinas apreendeu uniformes de policiais federais usados indevidamente, em operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (6). Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Cabreúva e um em Socorro.
Em nota, a PF informou que uma investigação, iniciada em setembro, apura caso de uma pessoa que se apresenta como policial federal na repartição. Uma segunda investigação, iniciada em junho, tenta identificar fotos publicadas em redes sociais de uma pessoa que usa indevidamente uniforme da polícia Federal.
Os investigados vão responder pelo crime de uso indevido de imagem pública, cuja pena pode chegar a seis anos de prisão, além de penas previstas para crimes de vantagens indevidas.
“Casos como estes têm se repetido com certa frequência”, traz a nota da PF. Esse monitoramento sobre uso indevido da imagem da PF para fins ilícitos é feito pelo Núcleo de Inteligências Policial.
Em maio deste ano, foi feita outra investigação que identificou uma mulher que se identificava falsamente como policial federal para obter vantagens indevidas. Inclusive, chegou a publicar selfies em redes sociais na frente da Delegacia da PF em Campinas. Além de usar vestimentas com símbolos da PF. Inclusive, usava um adesivo da PF no carro dela. Na época, foi indiciada.