A procura por vacinas contra meningite disparou nas clínicas particulares em Americana. Após o registro de casos recentes de meningite no município muitas pessoas estão, no mínimo, buscando informações sobre a vacina não só nas unidades de saúde como nas clínicas. São seis casos da doença neste ano em Americana, com uma morte confirmada.
“Percebemos que a população ficou bastante sensibilizada com os casos que houveram, principalmente nas escolas”, relata Roseley Picasso, proprietária e enfermeira chefe de clínica particular na Vila Medon. Ela afirma que o aumento é gritante. “De janeiro para cá, desde que foram surgindo os casos, foi um aumento grande, de 80% na procura da vacina.”
Rosely destaca que a procura é pelos dois tipos de vacina, contra a meningite viral e bacteriana. “Muitas pessoas estão vindo perguntar, ligando, e muitas sendo vacinadas aqui. De todas as idades, bebê, criança grande. Nessas últimas semanas, estamos vacinando em torno de 10 pessoas por dia”, revela.
A proprietária acredita que a procura deve seguir alta nas próximas semanas. “Com os casos surgindo as pessoas querem se prevenir”, disse.
Recepcionista de outra clínica particular, localizada no Jardim São Paulo, também afirmou que é perceptível a busca crescente pelas vacinas contra a meningite. “Muita procura por telefone, querem saber valores, se tem a viral, se tem a bacteriana”, revela. A funcionária não quis ser identificada.
Nova no trabalho, a recepcionista diz que só esta semana mais de quinze pessoas foram até a clínica para serem vacinadas. “Não sei dizer antes porque cheguei há pouco aqui, mas pelo que comentam os outros funcionários o aumento foi grande”. A reportagem tentou contato com outros funcionários ou com responsáveis pela clínica, mas eles não estavam.
PREFEITURAS
O TODODIA perguntou às prefeituras da região se houve aumento na procura pela vacina nas unidades de saúde. As prefeituras de Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste disseram que não houve registro de aumento na procura.
Em Santa Bárbara, foram aplicadas 1.520 doses em janeiro e 798 até o momento em fevereiro, sem registros de casos de meningite no ano. Em Hortolândia, a Saúde informou que foram registrados em 2020 dois casos de meningite viral, mas que os pacientes já se recuperaram. A prefeitura não informou mais detalhes destes dois casos.
Uma escola particular de Americana confirmou à reportagem que uma aluna foi internada no fim de semana com suspeita de meningite viral, mas o resultado deu negativo para os dois tipos de meningite. A criança recebeu alta, está em casa e passa bem.