PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Região já gera cinco vezes mais vagas que todo 2018

São 4.058 empregos em 5 cidades no 1º semestre, contra 708 ano passado

Apenas no primeiro semestre de 2019 as cinco principais cidades da região geraram, juntas, 4.085 empregos com carteira assinada. O número já é quase seis vezes maior que as 708 vagas formais criadas ao longo de todos os 12 meses de 2018 nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, somadas (alguns dos municípios tiveram índices negativos na geração de empregos no ano passado).

PUBLICIDADE

Os dados, divulgados na última quinta-feira, constam do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), sistema do Ministério da Economia que contabiliza em todo Brasil os novos registros de empregos com carteira assinada. Os números na região seguem tendência verificada em todo Brasil, que teve 408 mil vagas formais de trabalho criadas no primeiro semestre do ano – o melhor resultado para o período desde 2015.

SBO LIDERA

PUBLICIDADE

Entre as cidades da região, Santa Bárbara termina o semestre como líder no ranking de geração de empregos em 2019. O levantamento do Governo Federal aponta que o município barbarense criou 1.392 novos postos de trabalho com carteira assinada nos primeiros seis meses do ano, ficando à frente de Americana, Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré. Em 2018, Santa Bárbara gerou apenas 136 novas vagas formais nos 12 meses do ano.

“Santa Bárbara será um grande expoente nessa retomada da economia. Daqui um tempo, quando olharmos para a história ampla, notaremos uma mudança de patamar por completo da nossa cidade. Estamos organizados, em todos os setores, preparados para o grande desenvolvimento”, avaliou o prefeito Denis Andia (PV) ao comentar os números do Caged.

PUBLICIDADE

NA REGIÃO

Hortolândia foi a segunda cidade que mais abriu vagas de emprego neste primeiro semestre na região, com 830 novos registros em carteira. No ano passado, a cidade teve um desempenho negativo, com -83 empregos durante todo o ano. Nova Odessa contabilizou nos seis meses deste ano 816 empregos formais, contra saldo negativo de -358 em 2018. Sumaré gerou 694 vagas no primeiro semestre de 2019, contra 227 postos criados ao longo de todo ano de 2018.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, o ex-prefeito José Mário Moraes, o saldo positivo do primeiro semestre é reflexo da melhora no ambiente econômico do País e também de medidas adotadas no município para atrair novas empresas e gerar empregos. “Um exemplo disso é a Montreal Magazine, loja de variedades inaugurada no início deste mês, gerando 30 novos postos de trabalho. O desempenho semestral confirma a solidez da nossa economia que, mesmo num cenário adverso, abriu postos de trabalho todos os meses do ano”, avaliou.

Americana vê recuperação nos números

Apesar de ter sido a cidade com pior desempenho na geração de vagas na região no primeiro semestre, de acordo com o Caged, Americana teve 353 empregos criados nos seis primeiros meses de 2019. Apesar de ainda estar abaixo das necessidades, o número já supera as 345 postos formais de trabalho abertos em todo o ano de 2018 na cidade. E nem se compara a 2017, quando a cidade terminou o ano com saldo negativo de -638 empregos.

Por Meio da Unidade de Desenvolvimento Econômico, a Prefetura de Americana informou que “tem trabalhado para trazer novas empresas para o município e incentivado as existentes para aumentar a oferta de empregos na cidade”. Já o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Wagner Armbruster, lembrou que o problema da geração de empregos não é apenas regional, mas nacional.

Segundo ele, Americana tem características diferentes de outros municípios, com indústrias têxteis e de confecção, que foram duramente afetadas pela crise e importação de produtos de fora. “Para os próximos meses, estamos com perspectivas otimistas de que o mercado vá melhorar e a Acia vem trabalhando no sentido de que o comércio e a indústria possam abarcar cada vez mais trabalhadores”, disse ele.

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This