Cinquenta e duas cidades da região, entre as quais Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré, passam a contar oficialmente com um importante reforço no policiamento ostensivo. Com as presenças do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, foi inaugurada ontem, em Piracicaba, a sede do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).
O novo grupo da PM (Polícia Militar), que segue o padrão do policiamento de Choque e da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), é formado por cerca de 210 policiais e 30 viaturas e deve oferecer cobertura na área geográfica abrangida pelo CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior-9) (veja abaixo).
A unidade em Piracicaba também contará com três grupos de canil, distribuídos entre a cidade-sede e Rio Claro e Sumaré.
É o sexto grupamento de elite da PM entregue em 2019 pelo governo estadual. Com este, sobe para 11 o número de Baeps em funcionamento no Estado.
As outras unidades especializadas estão em operação nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e Ribeirão Preto – que teve seu Baep inaugurado no último dia 17 -, além das unidades nas zonas leste e central da capital.
Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) indicaram que noves Baep em funcionamento no Estado realizaram, juntos, mais de 5 mil prisões e apreenderam 542 armas e cinco toneladas de drogas.
“A melhor Polícia Militar do Brasil é a do Estado de São Paulo. Historicamente a mais preparada e bem treinada. Uma conquista que não é deste governo, e sim dos últimos 50 anos da PM de São Paulo”, disse Doria em Piracicaba. “Até o final do nosso mandato, nós teremos 17 Baeps”, acrescentou o governador.
NAS RUAS | PMs treinados para patrulhamento tático e gerenciamento de crises
Em postagens nas redes sociais sobre a inauguração, o governador também foi bastante cobrado a respeito dos baixos salários da Polícia.
Ainda durante a inauguração, Doria prestou homenagem ao soldado Vinicius da Silva de Melo, que atuava no 10º Batalhão de Piracicaba e foi morto a tiros de fuzil no último sábado (14), durante perseguição a um criminoso.
GRUPO É TREINADO PARA SITUAÇÕES CRÍTICAS
Anunciado em agosto deste ano, o novo Baep de Piracicaba ocupa um prédio alugado pelo Estado, por R$ 18 mil mensais. Para receber a unidade, o imóvel, que possui um terreno de 10 mil m² e 1,3 mil m² de área construída, passou por adequações custeadas pelo proprietário.
O comandante do 10º Baep, tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza, disse que o diferencial do grupo são os intensos treinamentos pelos quais passaram seus integrantes, escolhidos entre voluntários da própria PM.
“O que temos de diferente no Baep é que todos receberam treinamento para situações críticas”, resumiu o comandante.
Os policiais do Batalhão estão aptos para patrulhamento tático; gerenciamento de crises e negociações com reféns; busca e localização de artefatos explosivos; conduta de patrulha em locais de risco; controle de multidões; e policiamento em eventos e praças desportivas.
AS CIDADES COBERTAS PELO NOVO BAEP
O 10º Baep de Piracicaba atenderá a região geográfica do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior-9) da Polícia Militar, abrangendo 52 municípios:
10º BPM/I – Piracicaba (Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro)
19º BPM/I – Americana (Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Santa Bárbara d’Oeste)
24º BPM/I – São João da Boa Vista (Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal,Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul)
36º BPM/I – Limeira (Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição)
37º BPM/I – Rio Claro (Analândia, Brotas, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes e Torrinha)
48º BPM/I – Sumaré (Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré)