quinta-feira, 26 dezembro 2024

7 DE SETEMBRO

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo pessoal

Pessoalmente gosto do 7 de setembro. É uma data que me traz lembranças preciosas de minha infância e adolescência. Era uma data aguardada por toda a escola. Ensaios e mais ensaios eram feitos antes com o intuito de aperfeiçoar o desfile. Eram duas escolas, o Ginásio Ipanemense, mantido pela Loja Maçônica, era onde eu estudava. A outra escola era o Ginásio Imaculada Conceição.

O desfile acontecia na principal avenida de Ipanema, a Avenida 7 de Setembro. Uniformizados e orgulhosos, íamos para o desfile. O auge era o encontro, na avenida, das duas escolas, uma em cada ponta da avenida. O encontro acontecia com as duas baterias. Era uma disputa agradável. Quanta saudade desses 7 de setembro de outrora.

Sim, o 7 de setembro é a nossa principal data. A data que nos enche de orgulho pátrio. É o momento fundante de nossa nação, lembrado na primeira frase de nosso Hino Nacional: “Ouviram do Ipiranga…”. É o nosso principal feriado cívico. Temos que celebrar sim! Promover os desfiles e, se puder, ir às ruas e celebrar nossa rica história. São 201 anos de independência. É verdade que, como nação livre, ainda temos enormes desafios. Desafios na educação de nosso povo. Desafios na saúde enquanto política pública. Desafio das pessoas em situação de rua em nossas grandes cidades. Desafio da segurança pública e do combate ao narcotráfico. Enfim, temos desafios como qualquer país, emergente ou não.

O que não dá é não celebrar! Viva o 7 de setembro! Viva nossa frágil democracia, tão atacada nos últimos anos. Vá para as ruas! Celebre o 7 de setembro. Curta o feriado. Emocione-se com nossos desfiles e com nossos valores. Salve 7 de setembro! Salve nossa independência!

É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também