quarta-feira, 24 abril 2024

Carta sincera aos que sonham

Caro sonhador,

Tempos difíceis geram reflexões que nos fazem rever as escolhas que tomamos e os caminhos que decidimos trilhar.

É da nossa cultura, desde a infância, cultivarmos o sonho de ser um profissional excepcional e conquistar, muitas vezes, o inalcançável.

Muitos perseguem seus objetivos veementemente por toda a vida. Alguns chegam ao destino proposto, outros não.

Independentemente de sua escolha, siga com o coração aberto ao que a vida tem a lhe oferecer. Muitas vezes, o tal ‘sonho grande’ deve ficar apenas nos sonhos. O que não significa que a sua conquista seja menor quando comparada ao almejado.

Se você nasceu em uma cidade pequena, estudou para que o seu futuro e sua carreira se desenvolvam vigorosamente, porém não ocorreu, tudo bem, faz parte do processo.

Na vida projetaremos situações as quais talvez nunca nos encontraremos. Mas não peque por se comparar ao outro. É desleal com você e com o outro. Não sou muito de pensar sobre meritocracia ou a lei do esforço maior. Creio que cada indivíduo batalhe por suas conquistas e alguns conseguem ir além da margem.

Claro, é preciso reconhecer que alguns fatores servem como linha de corte entre um e outro durante uma seleção, mas não se sinta mal caso você não seja escolhido.

A vida tem muito a lhe oferecer. Tenha a certeza que, se não for profissionalmente, de outra forma será, familiarmente ou romanticamente.

Reconheça que você não poderá ter tudo e que em muitas ocasiões será preciso abrir mão de alguns desejos, realizando escolhas. Mas siga confiante de que foi o melhor que se pôde obter para o momento.

Em uma entrevista ao jornalista Pedro Bial, a atriz Déborah Secco dividiu o seguinte pensamento: “a gente não é o que quer ser, a gente é o que consegue ser. E a gente quer ser muito. Eu queria ser tão melhor do que sou, mas eu sou o que consigo ser”.

E de fato faz todo o sentido. Não se culpe por ser menos ou mais do que julga ideal. O importante é dar o seu melhor e extrair o máximo possível do que dada situação tem a ofertar.

Pode não ser hoje, mas quem sabe um dia? É preciso manter a esperança. Temos o defeito de acharmos que estaremos velhos demais ou não haverá tempo suficiente para que esses sonhos se concretizem, mas não é assim que funciona. Tudo ocorre no tempo certo. Também criamos expectativas de como será, caso ocorra, o que pode gerar frustração quando lá estivermos.

Ouvimos muito sobre o que é ou não sucesso e ao meu ver ele está ligado à satisfação no resultado do trabalho desenvolvido. Se te deixou feliz e fez o seu coração vibrar, tenha certeza de que você obteve sucesso. Lembre-se sempre de que a dimensão dos acontecimentos e o julgamento da importância que ele tem é você quem fará.

Por outro lado, não se culpe por suas escolhas e nem se arrependa por elas não terem saído como o planejado. Embora miremos em um alvo, muitas vezes, acabamos por acertar em outros.

E se não estiver satisfeito, não há mal nenhum buscar pelo novo e por novas oportunidades. Haverá dias em que você se sentirá um impostor, mas saiba que todos, inclusive os que chegaram aos mesmos lugares que você almeja, se sentem ou se sentiram assim.

Escrito por: Marcos Barbosa, jornalista e apresentador
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também