
O problema fundamental da economia baseia-se na ideia de que os recursos do planeta são escassos, ou seja, limitados, diante das necessidades humanas ilimitadas. Nesse contexto, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 12, estabelecido na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), busca assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.
Nesse viés, é imperioso que, em um mundo em que os recursos naturais são explorados de maneira excessiva, repensemos a forma como produzimos, como consumimos e como descartamos bens e serviços. Dessa forma, o ODS 12 propõe uma mudança de pensamento coletivo e individual, incentivando práticas que respeitem e garantam a qualidade de vida das próximas gerações.
Nessa perspectiva, é inegável mencionar a importância de implementar os três “Rs” da ecologia para a produção e o consumo responsáveis: trata-se de reduzir, reciclar e reutilizar. Essas três práticas estão diretamente ligadas ao ODS 12, uma vez que o consumo e a produção devem ser responsáveis, sabendo que os recursos são escassos e devem ser aproveitados da melhor forma. Reduzir consumos desnecessários, reciclar insumos e reutilizar objetos são práticas que, embora simples, a longo prazo se tornarão essenciais para a conservação do meio ambiente e do planeta em que vivemos.

Pastor Presbiteriano
Nessa conjuntura, o ODS 12 propõe uma reflexão sobre os hábitos que se afastam da lógica de “extrair, produzir, consumir e descartar”, buscando superar a produção desenfreada e nefasta ao Planeta Terra. A mudança de hábitos começa, a priori, no âmbito doméstico; todos devem fazer sua parte. Concomitantemente, as empresas e indústrias devem atender às demandas do ODS, visto que isso traz benefícios em dois sentidos: o primeiro é claro: a minimização dos impactos ambientais; o segundo refere-se à seletividade dos consumidores ao optarem por produtos mais sustentáveis e empresas que adotem políticas de consumo e produção responsáveis.
Portanto, a promoção de padrões sustentáveis de produção e consumo é um desafio que requer o comprometimento de governos, empresas e cidadãos. O ODS 12 propõe uma mudança profunda nos modos de vida modernos, incentivando escolhas mais conscientes e responsáveis ao produzir e consumir.
Das metas apresentadas pela ONU, destacamos a de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial. Atualmente, quase um bilhão de pessoas vivem com insegurança alimentar, e um terço dos alimentos produzidos vai para o lixo. Outra meta é, até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
A mudança começa em nós!
É isso!