quarta-feira, 14 maio 2025

Contratar com foco na caridade ou necessidade?

Por Eng. João Ulysses Laudissi
Por
Eng. João Ulysses Laudissi

Estamos inseridos em um contexto econômico em que o mercado de trabalho está mais competitivo e dinâmico fazendo com que as empresas enfrentem o desafio constante de encontrar e reter talentos que agreguem valor real aos seus negócios. Assim, a contratação de empregados tornou-se uma prática de fundamental importância para o funcionamento e crescimento empresarial.

Se a empresa, ao contratar empregados, privilegiar a caridade com uma dose maior de afeto, de pessoalidade ou de comunhão, embora sejam virtudes admiráveis, pode resultar em uma força de trabalho que não estará totalmente apta para realizar as tarefas exigidas. Isso potencializa o prejuízo à produtividade como pode criar um ambiente de trabalho desmotivador.

Quando isso ocorre os empregados, contratados sem considerar suas habilidades (o saber fazer), podem sentir-se inadequados ou subvalorizados enquanto aqueles que foram contratados com base em suas competências (que conseguem mobilizar o saber, o saber fazer e o saber ser) podem perceber uma falta de meritocracia que afetará a sua moral e desempenho.

Por isso, as empresas devem focar na contratação de empregados com base em suas habilidades e competências específicas e não em ações de caridade e fraternidade, pois se a contratação focar mais na sua necessidade estará no campo da abordagem que beneficia tanto as empresas quanto os empregados garantindo eficiência, produtividade e sustentabilidade a longo prazo.

Enfim, uma coisa é certa, qualquer empresa existe para atingir objetivos específicos e para alcançar resultados que a mantenha e a fortaleça no mercado, mas para a sua perenidade depende de uma equipe de empregados qualificados que possam contribuir com suas habilidades e conhecimentos.

Portanto, uma empresa que contrata por necessidade está identificando lacunas específicas em suas operações e ao buscar candidatos que possuam as competências necessárias estará preenchendo essas lacunas o que permitirá que mantenham um alto nível de desempenho, pois cada empregado é selecionado com base em sua capacidade de agregar valor ao negócio. Além disso, a contratação por necessidade assegura que os recursos financeiros da empresa sejam utilizados de forma eficiente e direcionados aos investimentos para áreas que realmente necessitam de reforço.

Isto posto, embora a caridade e a fraternidade sejam importantes em muitos aspectos da vida, no contexto empresarial a contratação deve ser guiada por critérios de necessidade e competência para garantir a prosperidade de todos os envolvidos permitindo que as empresas se mantenham competitivas e permaneçam durante longo tempo atuantes no mercado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também