quinta-feira, 3 julho 2025

Equilíbrio pessoal e profissional

Para muitas pessoas, atingir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode parecer quase impossível, um sonho que apenas alguns sortudos por aí conseguem alcançar. Diversos são os motivos que levam as pessoas a trabalhar cada vez mais e deixar de lado outros aspectos de suas vidas. O desejo de crescer profissionalmente, o medo da demissão, a pressão para atingir metas no trabalho, e, por mais que pareça estranho, até a falta do que fazer no tempo livre. 

O fato é que, independentemente do motivo, deixar de cuidar do equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode trazer consequências negativas para nossas vidas e isso serve para qualquer um dos extremos. 

Ao passo que deixar o trabalho tomar conta de todo o seu tempo pode trazer problemas como estresse, piora nos relacionamentos pessoais ou mesmo a famosa síndrome do burnout (afastamentos por burnout cresceram 114,8% no Brasil entre 2017 e 2018), ignorar completamente sua vida profissional também pode levar a problemas como dificuldades financeiras e falta de realização profissional. 

Embora não exista uma regra padrão que funcione para todas as pessoas na hora de atingir esse equilíbrio, é importante que você dedique algum tempo para refletir sobre o assunto considerando alguns aspectos. 

Não idealize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional: quando pensamos nesse famoso “equilíbrio pessoal e profissional” parece que isso é algo perfeito e bem definido. Não é. Não espere pegar as horas do seu dia e dividir exatamente no meio, deixando 12 horas em que você vai estar no seu pico de produtividade e 12 horas em que trabalho não vai nem passar pela sua cabeça isso dificilmente vai se realizar ou se manter ao longo do tempo. O importante aqui é ser consciente sobre como você está se sentindo a cada momento e fazer um planejamento realista para equilibrar todas as suas atividades. 

Encontre um trabalho que faça sentido para você: todo mundo tem contas para pagar, mas não é por isso que você deve se sujeitar a um trabalho que você odeia por toda a sua vida. Achar um trabalho que satisfaça seus interesses e sentimento de realização profissional é importante para levar uma vida mais leve e feliz. 

Entenda quais são os seus objetivos: a propaganda do sucesso é algo que conquista muitas pessoas por seu forte apelo. “Trabalhe duro e fique rico! Ultrapasse seus limites e ganhe destaque! Deixe os concorrentes para trás e atinja o sucesso!” e coisas do tipo são uma mensagem fácil de encontrar por aí. 

Longe de querer diminuir o valor ou a importância do trabalho duro, o ponto aqui é levar você a pensar quais são seus verdadeiros objetivos, o que precisa fazer para alcançá-los e quais são os sacrifícios que você aceita fazer. Se o seu objetivo é fazer fortuna o mais rápido possível, isso pode mesmo significar uma rotina intensa de trabalho. Agora, se você não quer fazer esse tipo de sacrifício, pode ser que você leve mais tempo para atingir alguma meta profissional. E tudo bem. 

Para terminar, o conselho mais importante é: comece. Não queira mudar toda a sua vida do dia para a noite, então invista um tempo para refletir sobre todos os pontos apresentados nesse texto e comece a fazer pequenas adaptações no seu dia para melhorar o equilíbrio pessoal e profissional aos poucos. 

 

 Escrito por: Felipe Felix | Analista de Marketing da Provi 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também