Esta semana foi muito comentado por nossa imprensa regional sobre o episódio do adolescente que intentou um ataque a uma escola na cidade de Monte Mor. Nesses comentários, foi entrevistada uma professora da Universidade de Campinas (Unicamp). Chamou minha atenção a matéria ministrada pela digna professora: Felicidade.
Fiquei curioso. Não sabia que a Unicamp oferecia um curso sobre o assunto. Fui pesquisar. De fato, o curso existe desde 2020, quando foi criado. Inspirado em um curso semelhante oferecido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Aqui na Unicamp o registro do curso está no setor de Engenharia Elétrica e de Computação. É uma disciplina eletiva que já é oferecida aos estudantes de todas as áreas da graduação, bem como aos funcionários. O tema é por demais interessante e inclusivo.
Na grade curricular da Universidade, o curso recebe o nome de “Habilidades emocionais e o impacto no desenvolvimento na engenharia”. Na ementa o curso aponta para a necessidade de trabalhar importantes aspectos do conhecimento socioemocional a partir de reflexões filosóficas e autoconhecimento para atuação no desenvolvimento das relações humanas.
Quando soube do curso sobre Felicidade, lembrei-me do pescador Simão Pedro que, escrevendo aos judeus cristãos da Dispersão, dizia para sermos de “igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo…”. para Simão Pedro, o segredo da felicidade está no fato de “refrear nossa língua do mal e evitar que nossos lábios falem dolosamente; apartando-nos do mal e praticando o que é bom, buscando a paz e empenhando-nos por alcançá-la”.
Ousaria recomendar à professora do curso que visitasse Simão Pedro e os Salmos, colocando-os na referência bibliográfica do curso. Não teria nada a perder. A felicidade de nossa vida passa pelo cuidado de nossa capacidade de articular os sons. Passa também pela prática de coisas boas e uma busca, com empenho, pela paz. Felicidade a todos!
É isso!