quinta-feira, 26 dezembro 2024

Mais dignidade no tratamento ao câncer

Por Vanderlei Macris

Foi oficialmente inaugurada a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) em Americana.

Mais que a conquista dos R$ 5 milhões, mais que dar vida útil ao prédio anexo ao Hospital Municipal de Americana que estava parado, mais que a conquista de equipamentos de última geração como dois tomógrafos, Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara realizam um grande sonho, que é poder oferecer aqui na região o tratamento ao câncer.

É difícil dimensionar a grandiosidade desta notícia, quando não se sente na pele a necessidade de atendimento desta categoria. Porém, pacientes que já precisaram receber quimioterapia aqui na nossa região, e precisavam se deslocar para grandes distâncias em transportes oferecidos pelos municípios, como São Paulo, Bragança Paulista, Barretos e outras cidades, relatam as dificuldades e desconforto. Depois da realização
dos procedimentos, não
era fácil a volta pra casa. Agonia que, felizmente, acabou. Desde o dia 8 de maio, quando começou a operar a Unacon, pacientes que necessitam realizar quimioterapia encontram atendimento perto de casa, avanço para quem usa o Sistema Público de Saúde que não
tem preço.

Como deputado federal eleito pela região, sinto imensa satisfação de que todo o trabalho para a conquista desta unidade foi coroado com a liberação dos recursos pelo governo Rodrigo Garcia. O prefeito Chico Sardelli prontamente acionou o secretariado e priorizou o local para receber a Unacon. Também lutamos para equipar a unidade, que terá aparelhos de última geração. Uma conquista completa.

São ações como essas que motivam cada vez mais nosso trabalho. A estimativa é que sejam realizados 5.300 quimioterapias e 650 cirurgias anualmente. Nosso desejo é que ninguém precise se submeter a esse tipo de tratamento, mas se por ventura a necessidade acontecer, nossas cidades estão amparadas e prontas para cuidar dos pacientes.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também