domingo, 22 setembro 2024
OPINIÃO

Saber envelhecer

Por
Rev. André Luís Pereira
Foto: Arquivo Pessoal

Uma das frases que ouço muito é: “a vida tá passando muito rápido!”. Me parece que essa contação, na maioria das vezes, causa também assombro. Muitos têm medo de envelhecer. Se bem que, na verdade, medo de envelhecer refere-se ao medo de morrer. Alguns acreditam, ingenuamente, que a morte só nos visita na velhice. Ledo engano.

O envelhecimento é inexorável, mesmo que existam muitos procedimentos para retardá-lo na pele, ele está presente no tempo. Às vezes, o envelhecimento acontece na mente, antes de acontecer no corpo (e talvez esta seja uma forma ruim de envelhecer). Já lecionei pra muitos jovens envelhecidos, assim como lecionei (no EJA) pra velhos rejuvenescidos.

Se todos acreditamos que estamos envelhecendo, porque não nos preparamos, ainda enquanto jovens, para este momento da vida? Nosso imediatismo nos impede de olhar pro futuro, como se tudo tivesse de ser e acontecer agora. E é justamente quando a força tende a ser menor, quando o tempo passa a sobrar, quando deveríamos ter condições de, de fato, viver, temos de lidar com escassezes de saúde, dinheiro, afeto, etc.

Se um adolescente que iniciou sua vida profissional – através do programa menor aprendiz – começasse hoje a investir R$ 100,00 (cem reais) todo o mês, na sua velhice, perto dos 60 anos, ele já teria um patrimônio investido que lhe renderia mais do que dois salários mínimos, o que já seria muito mais do que o piso mínimo, muitas vezes pago pelo INSS. A rentabilidade lhe seria uma renda extra, possibilitando desfrutar de uma velhice mais digna e mais saudável.

Além da questão financeira, a velhice carece de saúde, desta forma, se este mesmo adolescente se afastasse do cigarro, do álcool, das comidas de fast-food, se dedicasse à prática de alguma atividade física e fizesse terapia ao longo da sua vida, certamente, ele teria condições de ter uma velhice muito melhor, aproveitaria melhor os seus últimos anos nesta terra.

É óbvio que a vida não é matemática, ou seja, nem sempre os resultados são exatos. Alguns vão dizer: “já vi atleta morrer cedo”, e isso é verdade, porém, esses incidentes são mais exceções do que regra.

Envelhecer, assim como qualquer fase da vida, é uma arte que devemos dominar. Não dá pra deixar pra depois. O envelhecimento acontece desde a concepção, no útero materno. Mães e pais conscientes tornam-se instrumentos para beneficiar o desenvolvimento (envelhecimento) de seus filhos desde a fase embrionária, demonstrando amor, afeto e cuidados.

Que tal considerar seu envelhecimento com mais seriedade, respeito e comprometimento a partir de hoje. Pense nisso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também