quarta-feira, 24 abril 2024

Uso do cartão online cresce no Brasil

Por Vinícius Libório

O uso do cartão online – a versão digital do cartão físico – vem aumentando no e-commerce no Brasil. Em junho de 2022, cerca de 40% das compras foram realizadas com esse tipo de cartão – um crescimento de sete pontos percentuais sobre junho de 2021 e de 13 pontos percentuais sobre janeiro de 2021, segundo levantamento do Santander Brasil junto à sua base. Por volta de 60% dos clientes paulistas do Banco habilitaram o cartão online no aplicativo. Os usuários fazem parte de todas as classes sociais e os que mais acionam o cartão online têm menos de 40 anos e residem no Sul e Sudeste do País. 

O aumento do uso do cartão comprova a percepção das pessoas que o diferencial do cartão online é levar aos clientes mais segurança na hora de realizar compras em sites e aplicativos. A modalidade tem um número diferente do físico e com um CVV (código de segurança) que muda de tempos em tempos dificultando muito a ação de golpistas e a incidência de cobranças indevidas.

Para se proteger nas compras via internet, a melhor opção, portanto, é usar a versão online e deixar o físico para compras presenciais. Pode- -se inclusive desabilitar o cartão físico para compras em lojas virtuais, construindo assim mais uma camada de segurança. 

Há outras vantagens no cartão online, que pode ser utilizado em sites e apps de uso recorrente antes mesmo de o cartão físico ser entregue em casa. Clientes titulares conseguem gerenciar o limite diretamente no app com a opção de atribuir valores diferentes entre o cartão físico e o online. 

Outros pontos favoráveis são a praticidade – o cliente nunca vai perder a versão virtual e está sempre com o número do cartão em mãos; a rapidez; e o controle – as compras aparecem na mesma fatura do cartão físico com a descrição do valor gasto. 

O aumento do uso do cartão online no Brasil acompanha uma mudança de comportamento dos consumidores, que hoje conseguem realizar a quase totalidade das transações por meios eletrônicos. Conforme a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, reflexo do novo perfil do cliente, que busca e encontra conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos. É a tecnologia facilitando a vida dos clientes, caso do cartão online, uma forma simples de se evitar problemas com a fatura.

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