terça-feira, 16 dezembro 2025
DESENVOLVIMENTO

Centro de Pesquisa da Suzano em Limeira impulsiona inovação no setor de celulose e papel

Unidade atua dedicada ao desenvolvimento de soluções nas áreas industriais de celulose, papel, embalagem, celulose fluff e bens de consumo
Por
Redação
Na Unidade de Limeira, esse compromisso ganha força com um Centro de Pesquisa de alta tecnologia que atua dedicado às áreas industriais de celulose, papel, embalagem, celulose fluff e bens de consumo. Foto: Divulgação.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, tem a inovação como um dos pilares que orientam suas operações, desde as atividades de plantio até o desenvolvimento de novas soluções sustentáveis. A combinação entre tecnologia e sustentabilidade é o que guia o avanço contínuo da companhia.

Na Unidade de Limeira, esse compromisso ganha força com um Centro de Pesquisa de alta tecnologia que atua dedicado às áreas industriais de celulose, papel, embalagem, celulose fluff e bens de consumo. Reunindo profissionais altamente especializados, esse centro trabalha ativamente no desenvolvimento de novos produtos e em suas aplicações, consolidando a planta como um importante polo de inovação para o setor de celulose e papel.

“Atuamos desde a concepção até a etapa industrial de novos bioprodutos. Os projetos começam nas bancadas do nosso Centro de Pesquisa e, assim que alcançamos resultados promissores, avançamos para testes industriais. Essa fase é fundamental para confirmar os ganhos projetados e verificar se o desempenho em máquina atende aos padrões exigidos pela Suzano. Tudo isso sempre guiado pelo nosso direcionador de cultura, pois acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo”, explica Leonardo Alves de Melo, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.

O laboratório de Limeira atende demandas de toda a companhia e trabalha de forma integrada com outras unidades de pesquisa, contribuindo para atender às demandas de maior complexidade e relevância para a empresa.

A Suzano começou a trilhar o caminho da inovação ainda na década de 1950, quando iniciou a produção de papel e celulose a partir de fibras de eucalipto, que, embora mais adaptáveis ao solo brasileiro, não eram consideradas competitivas pelo mercado. Foto: Divulgação.

Inovação que marca o setor
Entre os avanços mais emblemáticos está o desenvolvimento de uma celulose fluff feita totalmente a partir de fibras de eucalipto, a primeira deste tipo no mundo. A celulose fluff é uma matéria-prima de fonte renovável, com menor pegada de carbono e desempenho aprimorado para o consumidor final, um produto inovador que foi projetado para ser utilizado na confecção de produtos absorventes e de higiene pessoal como fraldas, absorventes íntimos e tapetes para pets.

Norteada sempre pela busca da substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes renováveis, a companhia também tem avançado na criação de novas barreiras e no aumento da resistência dos papéis e embalagens. Para atender às demandas do mercado, a Suzano tem desenvolvido soluções para oferecer uma proteção mais eficiente, como contra a umidade e gordura, por exemplo, garantindo melhor desempenho, funcionalidade e novas possibilidades de aplicação aos papéis e embalagens produzidos.

Pioneirismo como pilar de negócio
Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo em pesquisa e desenvolvimento, a Suzano começou a trilhar o caminho da inovação ainda na década de 1950, quando iniciou a produção de papel e celulose a partir de fibras de eucalipto, que, embora mais adaptáveis ao solo brasileiro, não eram consideradas competitivas pelo mercado da época. Esse investimento visionário ajudou a popularizar o eucalipto como matéria-prima e, atualmente, ele representa uma parte significativa da produção global no setor.

Desde então, ao longo dos anos, a companhia segue inovando em toda a sua cadeia de valor, que envolve o plantio e colheita de eucalipto, o processamento da matéria-prima ao produto final e a logística de distribuição. “Nossa missão é deixar um legado positivo para as próximas gerações, por isso investimos tanto em pesquisa e inovação e seguimos empenhados, trabalhando diariamente para plantar um futuro melhor para o planeta e para as pessoas”, conclui o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.

Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável.

Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis.

Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também