
Um protocolo de imunonutrição aplicado em seis pacientes com câncer de mama resultou em cirurgias seguras, cicatrização ideal e redução do tempo de internação no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Desenvolvido em parceria entre a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) e o HM – ambos administrados pelo Grupo Chavantes, o projeto ofereceu suporte nutricional especializado no período pré e pós-operatório, com fornecimento gratuito de suplementos por um apoiador privado.
“Este projeto vai além de um suplemento nutricional, é a materialização de um cuidado integral. Ele evidência como a colaboração entre diferentes áreas da saúde e o apoio da iniciativa privada podem gerar impactos tangíveis na vida das pacientes, oferecendo não apenas tratamento, mas qualidade de vida e recuperação com dignidade”, afirmou a coordenadora da Unacon, Raquel Cordeiro.
O case de sucesso revelou um conjunto de benefícios significativos para as pacientes. Todas passaram por procedimentos cirúrgicos considerados extremamente seguros pela equipe médica, com alta hospitalar programada para ocorrer exclusivamente no tempo previsto para a cirurgia, sem a necessidade de dias adicionais por complicações.
Andreia Rissati, nutricionista do Hospital Municipal e uma das responsáveis pelo estudo, explicou a importância do protocolo. “A imunonutrição prepara o organismo para o estresse cirúrgico, modula a resposta inflamatória e acelera a recuperação. Essas pacientes tiveram uma significativa redução de complicações e puderam retornar mais rapidamente às suas atividades. É um avanço que demonstra como a nutrição especializada pode transformar resultados em oncologia.”

Outro destaque foi a perfeita cicatrização observada em todas as participantes, um indicador crucial para a recuperação estética e a qualidade de vida. Além disso, o protocolo foi fundamental para evitar processos inflamatórios no pós-operatório, condição que frequentemente causa desconforto e pode retardar a recuperação.
“O protocolo permitiu um acompanhamento integrado desde o diagnóstico até o pós-operatório, garantindo que as pacientes chegassem à cirurgia com o melhor estado nutricional possível. A suplementação com nutrientes imunomoduladores foi crucial para fortalecer o sistema imunológico e reduzir riscos de infecções”, reforçou a nutricionista da Unacon, Valewska Zanetti, que acompanhou todo o processo aplicado nas pacientes.
A disponibilização das amostras de forma gratuita pelo apoiador foi um fator determinante para a implementação bem-sucedida do protocolo, garantindo equidade de acesso à suplementação especializada.
Os resultados obtidos abrem um precedente promissor para a incorporação da imunonutrição como parte do cuidado integral e multidisciplinar no tratamento oncológico, reforçando a importância de parcerias que viabilizem inovações em saúde.
Grupo Chavantes
A OSS (Organização Social de Saúde) Grupo Chavantes gerencia mais de 30 projetos espalhados em seis estados brasileiros, o que a posiciona como a oitava maior entidade do setor no país, com uma gestão anual de aproximadamente R$720 milhões.