
Por meio da palestra ‘Transforme seu Imposto de Renda em Solidariedade’, a Receita Federal – em parceria com o Instituto Pecege, Sindicato dos Contabilistas e o Fundo Social de Solidariedade (Fussp), iniciou no último dia 31, um ciclo de ações para conscientizar a população a doar parte do Imposto de Renda às entidades sociais do município.
A conscientização faz parte da missão da Receita Federal em ser reconhecida como instituição cidadã, destacando um olhar mais social aos projetos beneficentes de Piracicaba, que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. A ação será estendida também para outras organizações da Sociedade Civil – contemplando 25 municípios que atualmente são abrangidos pela circunscrição da Delegacia da Receita Federal de Piracicaba.
De acordo com o delegado da Receita Federal, Antônio José Furlan, essa ação visa esclarecer instituições, Organizações da Sociedade Civil, contabilistas, e demais setores da sociedade sobre a importância e benefícios em doar parte do Imposto de Renda a projetos sociais, por ser um benefício fiscal que retornará exclusivamente para as cidades.
“Por meio das doações, o imposto que iria para Brasília retorna para o município beneficiando programas sociais importantes que atendem pessoas vulneráveis da nossa cidade, como do Fundo Social da Criança e do Adolescente ou do Idoso”, enfatiza o delegado, continuando a dizer que, para isso, ainda falta conscientizar a população.
“Falta conscientização. As pessoas não têm informação, nem a desmistificação da questão de cair em malha fiscal, para que é usado, e quem administra esse imposto que retorna para nós. A principal questão é a população achar que irá pagar mais, porque embora falemos em doação, na verdade é uma destinação do Imposto de Renda”, explica Furlan.
O delegado incentiva as pessoas a conhecerem como funciona essa destinação, a conhecerem os Fundos Sociais, os Conselhos da Criança, do Adolescente e do Idoso que são projetos sérios, aprovados. “O dinheiro é muito bem fiscalizado pela Sociedade Civil, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e pela Receita Federal. Então, é um dinheiro carimbado que volta para os projetos sociais da cidade”, afirma Antônio Furlan.
O CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonda, reforça a importância dessa ação de conscientização dizendo que se trata de um recurso valioso para as ações sociais de Piracicaba. “A palestra dos delegados da Receita Federal foi muito didática, e é algo simples de ser feito no próprio site do Imposto de Renda. Fazer a declaração completa, para poder doar anualmente, é um exercício de cidadania piracicabana”, pontua Sonoda.
Doações
Para Marcos Vinícius Beltrame – delegado adjunto da Receita Federal de Piracicaba, existe um número potencial para ser alcançado que seria um valor muito significativo para a cidade em questões de doação. “Hoje estamos muito aquém desse número. Então, quanto mais conscientizarmos as pessoas sobre essa destinação, melhor será para os Fundos que terão uma receita muito maior e, talvez, nem precisem de outros auxílios, porque é uma quantidade de dinheiro bem considerável, que poderia ir para os cofres do município ao invés de ir para a União”, destaca Beltrame.
O delegado adjunto completa dizendo que é importante para a Receita Federal ser vista como uma instituição cidadã que também atua em prol da sociedade. “Normalmente a RF comparece a eventos sociais para que as pessoas tenham uma visão diferente, e não nos enxerguem somente como um órgão fiscalizador. “Hoje trazemos uma visão um pouco diferente sobre a Receita Federal: visão de cidadania, de projetos que vão auxiliar as pessoas, principalmente a população mais carente”, conclui Marcos Beltrame.
Mais informações sobre a destinação de parte do Imposto de Renda podem ser obtidas por meio do site https://www.gov.br/receitafederal.