terça-feira, 16 dezembro 2025
PARCERIA VENCEDORA

Suzano e Natura firmam acordo para desenvolver embalagens sustentáveis para cosméticos

Memorando de Entendimento prevê chamada pública para soluções voltadas à descarbonização da cadeia produtiva
Por
Redação

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Natura, líder no mercado de beleza e cuidados pessoais na América Latina, anunciaram no final de novembro a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a produção de embalagens destinadas ao setor de cosméticos.

O acordo estabelece uma base de cooperação entre as empresas para a criação de alternativas que contribuam para a redução das emissões de carbono e para a descarbonização da cadeia produtiva.

A parceria foi formalizada durante a COP30, realizada em Belém, e prevê a realização de uma chamada pública para reunir centros de pesquisa, empresas e startups comprometidas com práticas ambientais sustentáveis. A iniciativa busca integrar diferentes agentes para acelerar o desenvolvimento de soluções aplicáveis à produção de frascos, potes, tampas, recipientes diversos, além de embalagens flexíveis, filmes e coatings compatíveis com o uso cosmético.

Critérios e governança da iniciativa
As propostas apresentadas na chamada pública serão avaliadas por um comitê multidisciplinar, que considerará três critérios prioritários: uso de matéria-prima de fonte renovável, característica biodegradável e possibilidade de reciclabilidade. A intenção é selecionar soluções que atendam simultaneamente a esses parâmetros técnicos e ambientais.

Além de reforçar a estratégia da Suzano voltada à inovação sustentável em seu modelo de negócios, a iniciativa está alinhada às metas ambientais da Natura. A empresa busca ampliar parcerias que promovam a regeneração ambiental e o uso de materiais de menor impacto ao longo de toda a cadeia de valor.

Metas corporativas e posicionamento das empresas
“Nossa trajetória de mais de cem anos nos permitiu passar por uma série de transformações e inovar a partir da fibra do eucalipto, desde a produção de celulose e papéis tradicionais, até os papéis especiais para o desenvolvimento de embalagens”, afirmou André Junqueira, diretor de Operações Comerciais da Unidade de Papel e Embalagem Suzano. “Essa parceria vai além das embalagens, ela contribui para metas globais de descarbonização e mostra como ciência e inovação, quando alinhadas à sustentabilidade, podem transformar indústrias e gerar benefícios reais para pessoas e para o planeta”.

“A inovação orientada pela sustentabilidade sempre guiou a Natura na busca por soluções de baixo impacto. A parceria com a Suzano reforça nossa convicção de que a transformação das embalagens na indústria depende de colaboração e novas tecnologias de baixo carbono. Ao reunir startups, ciência e parceiros estratégicos, aceleramos a descoberta de materiais mais circulares e regenerativos, alinhados às ambições da Natura de se tornar uma empresa regenerativa até 2050”, declarou Romulo Zamberlan, diretor de Pesquisa Avançada da Natura.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também