
Durante o mês de outubro, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana promove mais uma edição da campanha Outubro Rosa, reforçando seu compromisso de dar visibilidade ao tema da saúde da mulher e à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa conta com diversas ações de conscientização, mobilização social e incentivo aos exames de mamografia para suas beneficiárias.
As 13 pacientes que protagonizam a campanha
Neste ano, a campanha terá um hotsite exclusivo no portal da Unimed, disponível no link, reunindo um ensaio fotográfico e depoimentos emocionantes de 13 pacientes da Oncologia da Unimed. A maioria delas integra o Grupo de Apoio Mulheres Reais, e seus relatos trazem mensagens de coragem, sensibilização e conscientização sobre o câncer de mama.
Como forma de valorizar e celebrar a trajetória das pacientes, a Unimed realizou um ensaio fotográfico especial com as participantes da campanha, proporcionando a elas um dia de cuidados com direito a maquiagem, entrevista e sessão de fotos. As imagens e relatos capturaram momentos de autoestima, superação e inspiração, fortalecendo ainda mais a mensagem de acolhimento e sensibilização promovida pela campanha.
“O Outubro Rosa é um movimento de grande relevância social. Ao apresentar esses relatos, reforçamos a importância do cuidado integral e da sensibilização, que andam lado a lado com a prevenção e o diagnóstico precoce. Este é um compromisso que assumimos todos os anos e que, em 2025, ganha ainda mais força com ações que unem acolhimento, informação e acesso”, destacou o diretor de Provimento da Saúde da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, Dr. Gustavo Quinteiro.
Paciente sendo maquiada para a sessão de fotos
Com foco na prevenção, a Unimed também realiza uma ação de incentivo à mamografia. As beneficiárias elegíveis receberão o contato pela Nina, assistente virtual da Unimed.
Como parte da programação, haverá ainda uma ação solidária para arrecadação de absorventes, desodorantes femininos e outros itens de higiene pessoal para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. Os itens devem ser destinados às farmácias Raia e Drogasil nas cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.