Uma equipe do 10º Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar prendeu em flagrante no final da noite de sábado (4) em Sumaré um jovem de 19 anos que realizava entregas a mando de traficantes de drogas, o chamado “aviãozinho”. A ocorrência aconteceu na Rua São João Crisóstomo, no Jardim Santa Lúcia.
A ocorrência
Segundo o histórico divulgado, a Polícia Militar fazia naquela data um patrulhamento com foco na região do Matão, visando a prevenção e repressão de delitos praticados por indivíduos em motocicletas.
Durante a ronda, a equipe deparou-se com uma Honda Titan 160 azul, cujas placas encontravam-se parcialmente cobertas por um plástico branco. A moto era ocupada por duas pessoas, o condutor e uma passageira, que não utilizava capacete.

Perseguição teve início após desobediência
Diante da irregularidade, foi dada ordem de parada. Contudo, o condutor da moto desobedeceu a PM e iniciou uma fuga. Teve início um uma perseguição por diversas ruas e avenidas da região do Matão.
Segundo o Baep, durante a fuga o condutor da moto avançou cruzamentos e semáforos, passou por cima de canteiros centrais e colocou em risco a integridade de outros motoristas e de pedestres.
Em determinado momento, a moto conseguiu se distanciar dos policiais, e a passageira desceu, não sendo possível abordá-la.
Perseguição continuou
O acompanhamento prosseguiu, agora apenas com o condutor, que continuou a fuga por diversas vias do bairro, até entrar em rua sem saída, onde foi finalmente interceptado e abordado após cair da motocicleta. A queda causou danos à carenagem e a quebra do manete de embreagem da moto.

Busca pessoal e veicular
Durante a busca pessoal no suspeito, nada de ilícito foi localizado, apenas um aparelho celular e uma carteira com documentos pessoais. Questionado sobre o motivo da fuga, o rapaz informou que teria ficado com medo de levar multa, em razão de sua acompanhante estar sem capacete.
Indagado se havia algo de irregular com o veículo, afirmou que não. Entretanto, ao ser efetuada busca veicular, foi localizada no compartimento do filtro de ar da motocicleta uma sacola plástica contendo 140 microtubos de cocaína, pesando 200 gramas no total.
Admitiu ser “aviãozinho” do tráfico
Diante dos entorpecentes localizados, o indivíduo acabou confessando que realizava a entrega das drogas, na função conhecida como “aviãozinho” do tráfico.
O condutor, um rapaz de 19 anos, foi conduzido à UPA 24h do Jardim Macarenko, onde foi atendido por um médico plantonista, que constatou escoriações na sua região lombar, decorrentes da queda da motocicleta.
Ele foi conduzido em seguida para o Plantão Policial de Sumaré, onde o delegado de plantão tomou ciência dos fatos e confirmou sua prisão em flagrante. O homem ficou detido, à disposição da Justiça.