Um adolescente de 16 anos foi apreendido no último sábado (13), em Ituiutaba (MG), suspeito de planejar um ataque violento a uma escola, após um alerta internacional encaminhado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública por autoridades dos EUA (Estados Unidos da América).
A ação foi conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, por meio da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Piracicaba, em operação conjunta com a Polícia Civil de Minas Gerais, e incluiu diligências simultâneas em Americana e no município mineiro.
De acordo com a investigação, as apurações identificaram comunicações eletrônicas com indícios de atos preparatórios de violência extrema, encontradas durante a análise preliminar dos dispositivos apreendidos com o adolescente.

Alerta internacional e rastreamento digital
As investigações tiveram início após o recebimento de um expediente internacional que indicava a circulação de mensagens e interações digitais com potencial risco de ataque em ambiente escolar, originadas de conexões vinculadas ao interior paulista.
A partir disso, o Setor de Inteligência da Deic iniciou diligências técnicas para identificação do responsável pelas comunicações. O rastreamento telemático apontou endereços de IP e acessos reiterados direcionados à cidade de Ituiutaba, o que motivou a integração operacional entre as polícias civis dos dois estados.

Apreensão do adolescente e material ilícito
O adolescente foi localizado e apreendido em cumprimento de medida cautelar em Ituiutaba. Durante a ação, os policiais recolheram um telefone celular e outros fragmentos eletrônicos, que agora passam por análise pericial.
Segundo a Polícia Civil, o exame preliminar do conteúdo digital revelou arquivos e registros associados a pedofilia, maus-tratos a animais, violência extrema e manifestações recorrentes de comportamento violento, compatíveis com a hipótese de planejamento de ataque.
Mandado em Americana
Além da apreensão em Minas Gerais, também foi cumprido mandado de busca e apreensão em um imóvel em Americana, identificado como um dos locais de acesso à internet utilizados nas comunicações investigadas. O endereço pertence ao avô do adolescente.
A polícia confirmou ainda que o jovem esteve em Americana no dia 19 de novembro, embora resida atualmente em Minas Gerais.
Investigação continua
A Polícia Civil informou que a investigação permanece em andamento para aprofundar a análise dos materiais eletrônicos, identificar possíveis conexões adicionais, eventuais incentivadores ou colaboradores e esclarecer a extensão das condutas praticadas no ambiente digital.





