quinta-feira, 21 novembro 2024
VALORIZAÇÃO

Aumento salarial pretende aumentar a força policial do estado

Medida pretende incentivar o interesse pelas carreiras na área e garantir a segurança da população
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Divulgação/Governo de SP

Como incentivo ao aumento do efetivo das forças de segurança do estado, o Governo de São Paulo autorizou um aumento salarial de 20,2% para as carreiras na área. O reajuste começou a partir de julho de 2023. Serão beneficiados funcionários das forças estaduais de segurança, incluindo profissionais das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, além dos pensionistas e aposentados. Ao todo, mais de 100 mil pessoas receberão o aumento.

Em nota oficial o governador Tarcísio de Freitas avaliou que é necessário reconhecer e valorizar as forças policiais. “Esse é o primeiro passo de muitos outros que serão dados. Estamos extremamente comprometidos com a segurança pública. Temos que aproveitar o que temos de mais valioso, que é o nosso profissional. Se valorizarmos as corporações, eu não tenho dúvida: nós vamos vencer a guerra da segurança pública e garantir a paz para o cidadão”, acrescentou.

Para o governo o aumento resgata as carreiras policiais de uma situação de ampla defasagem e é baseado em três pilares: aumento da atratividade para os cargos de início de carreira, retenção de talentos e fomento ao fluxo de carreira. Os novos padrões de vencimentos para as polícias não são lineares, e mudam dependendo da carreira.

Atualmente as forças de segurança contam com 2,5 mil policiais civis, militares e técnico-científicos em processo de formação e outras 14,7 mil vagas de concursos em andamento para as três forças. O efetivo atual é de 105,6 mil homens no total, sendo 80,2 mil na Polícia Militar, 22 mil na Polícia Civil e 3,3 mil na Polícia Técnico-Científica.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também