Policiais do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais) prenderam três jovens por tráfico de drogas e associação para o tráfico durante uma operação realizada na noite de terça-feira (3), no Jardim do Trevo, na região de Nova Veneza, em Sumaré. No imóvel, que funcionava como uma espécie de “refinaria”, foram apreendidos mais de 13 quilos de entorpecentes.
A ação ocorreu após apuração do setor de inteligência da unidade, que indicava que um morador da região estaria utilizando a residência para o refino, o embalo, o armazenamento e a distribuição de drogas no município.

Chegada da polícia e tentativa de fuga
A equipe chegou ao endereço indicado, na Rua João Moreno, por volta das 22h. Ao perceber a presença dos policiais no portão do imóvel, um dos suspeitos tentou fugir correndo pelos fundos da residência.
Os policiais realizaram acompanhamento e, ao subirem uma escada existente no interior do terreno, flagraram em um dos cômodos os três suspeitos manipulando grande quantidade de entorpecentes.
Drogas e materiais apreendidos
No local, os agentes encontraram diversos “tijolos” de maconha do tipo “dry” (desidratada), um tablete de substância semelhante à pasta base de cocaína e apetrechos utilizados no refino e no embalo das drogas.
Ao todo, foram apreendidos 17 tabletes de maconha “dry”, com peso total de 10,3 quilos, um tablete de pasta base de cocaína, com 966 gramas, além de quatro sacos plásticos contendo cerca de 1,7 quilo de pó branco, possivelmente utilizado para a diluição da cocaína. Também foram recolhidos balança de precisão, embalagens, soprador térmico, utensílios diversos e dois aparelhos celulares, que serão encaminhados para perícia.

Confissão e prisão em flagrante
Imobilizados, os três suspeitos, com idades de 19, 21 e 23 anos, confessaram aos policiais que realizavam o refino e o embalo das drogas para comercialização.
Os jovens receberam voz de prisão em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram conduzidos ao Plantão da Polícia Civil do Centro de Sumaré, onde o delegado ratificou as prisões. O trio foi encaminhado à Cadeia Pública anexa à delegacia.
A ocorrência segue sob investigação da Polícia Civil, que busca identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso e apurar a origem dos entorpecentes apreendidos.





