
Um homem de 29 anos condenado por tráfico de entorpecentes foi recapturado pelo 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais) em Sumaré após descumprir medidas da prisão em regime aberto. A ocorrência foi registrada por volta das 19h30 de segunda-feira (02), na Avenida Minasa, na Chácara San Martin, na Região do Matão, três dias depois de um novo mandado de prisão ser expedido pela 1º Vara Criminal do Fórum da cidade.
Segundo as informações, o homem foi condenado em 2022 por um crime de tráfico cometido em Campinas, em 2021. Como o regime inicial da pena era o aberto, ele não chegou a ser recolhido a uma unidade prisional e deveria cumprir regras e se apresentar periodicamente no Fórum de Sumaré, onde mora, mas deixou de seguir as determinações e passou a ser considerado fugitivo.
Local “incerto e não sabido”
O mandado de prisão aponta que “o sentenciado cumpria pena em regime aberto quando deixou de cumprir as condições fixadas quando da audiência de advertência, colocando-se em local incerto e não sabido”, o que é considerado falta grave.
Com o mandado expedido pela Justiça no dia 30 de janeiro, equipes do Baep passaram a patrulhar a região onde o homem mora. No início da noite de segunda-feira, policiais avistaram dois homens a pé na Avenida Minasa, e um deles aparentava ser o procurado.
Segundo a Polícia Militar, ao perceberem a aproximação da equipe, os dois demonstraram “comportamento suspeito” e foram abordados. Na verificação, um deles foi identificado como alvo do mandado de prisão em aberto.
O homem foi levado ao Plantão da Polícia Civil do Centro de Sumaré, onde aguardaria transferência para uma unidade prisional do Estado para a “regressão de regime”. Com a recaptura, ele deverá cumprir o restante da pena no regime semiaberto, totalizando três meses e 13 dias de sentença, conforme informado.
Outro caso em Sumaré
No dia 30 de janeiro, o Baep já havia capturado outro procurado pela Justiça em Sumaré. A ocorrência aconteceu por volta das 17h15, em um condomínio na Rua Carlos Roberto Rocha, em Nova Veneza.
Durante patrulhamento de rotina, uma equipe da Polícia Militar avistou um homem de 22 anos com características de um procurado conhecido como “Soneca”. Após abordagem e consulta aos sistemas de Segurança Pública, foi constatado que ele era procurado por condenação por furto.
O rapaz também foi encaminhado ao Plantão Policial de Sumaré, de onde seria transferido para uma unidade prisional para iniciar o cumprimento da sentença.





