sexta-feira, 16 janeiro 2026
MULHERES VIVAS

Cooperativas promovem palestra sobre violência doméstica em Santa Bárbara

Evento aberto à comunidade acontece neste sábado na Secretaria de Educação; dados apontam aumento de 50% nos casos de violência no município no último ano
Por
Cristiani Azanha
De 30 colaboradores, 24 são mulheres na Juntos Somos Fortes. Foto: Raul Rodrigues/TV TODODIA

Com um quadro de colaboradoras formado majoritariamente por mulheres chefes de família, as cooperativas de reciclagem Juntos Somos Fortes e Recicloplast promovem, neste sábado (17), a palestra “Mulheres Vivas: por nossas vidas, nossos direitos e nossa dignidade”, que vai abordar diferentes aspectos da violência doméstica.

O evento contará com a participação da psicóloga Catiê Machado e será realizado na Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, a partir das 9h. A atividade é aberta às colaboradoras das cooperativas e à comunidade em geral.

A iniciativa surge a partir da preocupação com a realidade das trabalhadoras do setor. Na cooperativa Juntos Somos Fortes, por exemplo, a presença feminina é predominante: dos 30 colaboradores, 24 são mulheres. A maioria delas é arrimo de família, sendo a principal responsável pelo sustento do lar.

Para a presidente da Juntos Somos Fortes, Elisabete de Matos, o papel da cooperativa vai além da geração de renda. Segundo ela, ao perceber que a maior parte da força de trabalho é feminina, tornou-se essencial cuidar também do aspecto emocional e da segurança dessas mulheres, por meio da oferta de informação e da construção de uma rede de apoio.

Dados alarmantes em Santa Bárbara d’Oeste
A necessidade de debater o tema é reforçada por dados recentes da segurança pública no município, que apontam um cenário preocupante para as mulheres barbarenses.

Em 2025, a Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste atendeu 101 ocorrências de violência doméstica e acompanhou o cumprimento de 310 medidas protetivas. O número de casos representa um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

As estatísticas também indicam que, em média, 33 mulheres por ano recorrem à Casa Abrigo do município em busca de proteção contra agressores.

O evento deste sábado tem como objetivo contribuir para a redução desses números por meio da informação, orientando as mulheres sobre como identificar sinais de abuso, como denunciar e onde buscar ajuda.

Serviço
Palestra “Mulheres Vivas: por nossas vidas, nossos direitos e nossa dignidade”

Data: sábado (17)

Horário: a partir das 9h

Local: Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste

Entrada: gratuita

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também