Uma menina, de 5 anos, morreu após ser picada por um escorpião, em Piracicaba, na noite dessa sexta-feira (11). A criança veio a óbito na manhã desse sábado (12). Segundo a família da vítima, a criança demorou para receber o soro antiescorpiônico.
De acordo com a mãe da menina, ela foi levada à UPA do bairro Vila Cristina, por volta das 20h20. Mais de uma hora depois, os profissionais da unidade informaram que não havia o soro, momento em que a criança foi transferida pelo Samu à Santa Casa, mas o quadro clínico havia piorado. Ainda segundo a mãe, por volta das 2h, a menina piorou e teve parada cardíaca, vindo a óbito por volta das 8h.
A prefeitura de Piracicaba relatou que o atendimento à criança começou às 20h47 na triagem e 21h03 no atendimento médico. “Tendo em vista a gravidade do caso, encaminhou-a para sala vermelha com objetivo de estabilização do quadro clínico […] foram tomadas as medidas iniciais de suporte clínico para estabilização e solicitada imediatamente a vaga para UTI Pediátrica junto à Santa Casa de Misericórdia onde deu entrada às 22:45 diretamente na UTI levada pelo Samu.”
De acordo com a administração, a OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela UPA, abriu um procedimento para auditar o atendimento realizado com a criança.
O que diz a Secretaria de Estado da Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, havia soro no estoque da UPA e vai ser apurado o motivo da transferência da criança para a Santa Casa.
*Matéria escrita com informações apuradas pelo G1