
A violência deu uma trégua na região neste ano, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado). A estatística divulgada pela pasta mostra que os principais crimes, como roubos e homicídios, caíram de janeiro a agosto.
O levantamento considerou cidades como Americana, Campinas, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Paulínia, Cosmópolis e Limeira. Na comparação entre os oito primeiros meses de 2024 e 2025, houve queda geral. Nos crimes contra a vida, os homicídios caíram 28,5%, passando de 200 para 143.

Redução em roubos e furtos
Nos crimes contra o patrimônio, a redução foi ainda maior. Os roubos em geral caíram 30%, de 7.144 casos para 4.947. Os furtos tiveram queda de 22%, passando de 34.738 para 26.836 ocorrências no período.
Delegacia aponta trabalho de inteligência
Para a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), um dos motivos está no trabalho de inteligência policial. “As investigações quando bem realizadas identificam criminosos, desmantela quadrilhas, sufoca o crime organizado e impacta diretamente nas quedas dos índices criminais”, afirmou o delegado da DIG, Lúcio Antonio Petrocelli.

Tecnologia e integração entre forças
Segundo ele, ações conjuntas com a Polícia Militar, Gama (Guarda Municipal de Americana) e Judiciário somam esforços no combate ao crime. “Hoje a maioria das cidades contam com o uso das câmeras de segurança, administradas pela GCM. O uso de tecnologia, aliada com a troca de informações entre as instituições favorecem na identificação de criminosos e as respectivas prisões”, completou Petrocelli.





