A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (Dig/Deic) de Piracicaba, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) a “Operação Abílio Pedro”, em Limeira, com o objetivo de combater furtos de veículos, especialmente motocicletas. A ação teve apoio da Chefia Geral, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba, operacionalizado pela Guarda Civil Municipal.
Grupo identificado
De acordo com a corporação, a operação foi resultado de uma investigação que identificou um grupo de suspeitos envolvidos em pelo menos quatro furtos de motos registrados entre julho e agosto deste ano. Todos os investigados são moradores de Limeira, com destaque para a região do bairro Abílio Pedro, o que gerou o nome da operação.

Os crimes
As apurações apontaram que os crimes ocorreram em diferentes pontos da cidade:
• Em 4 de julho, foi furtada uma Honda Sahara 300, ano 2024, na Avenida dos Operários, próximo aos Correios da Avenida Armando Sales;
• Em 17 de julho, uma Honda CB300, também 2024, foi levada na esquina das ruas do Rosário e Ipiranga;
• No dia 21 de julho, outra Honda Sahara 300, ano 2025, foi furtada na esquina das ruas Coronel Barbosa e Campos Sales;
• E, por fim, em 15 de agosto, uma KTM 390 Duke foi furtada na Rua Bom Jesus, nas proximidades do Senai — o veículo foi recuperado dias depois, em 19 de agosto, em Limeira.
Dois foram presos, mas liberados
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, dois alvos foram identificados. Um deles, um jovem de 22 anos, confessou participação nos três primeiros furtos. O outro, de 20 anos, admitiu ter acompanhado um dos episódios, mas alegou não saber que o grupo planejava cometer crimes.
Os suspeitos foram ouvidos e liberados após prestarem depoimento. As motocicletas utilizadas por eles foram apreendidas.