segunda-feira, 25 novembro 2024
APREENSÃO

Deic realiza operação em SP e apreende mil aparelhos entre celulares, tablets e notebooks

Operação “Off Line 2” combate esquema de recepção de celulares roubados operado por estrangeiros
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | SSP São Paulo

Na manhã desta terça-feira (21) policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) deflagraram a Operação “Off Line 2”, que combate os esquemas de receptação de celulares roubados operados por estrangeiros. Durante a ação, dois homens foram presos e quase mil aparelhos foram apreendidos entre celulares, tablets e notebooks.

A operação tem objetivo de atingir a estrutura do grupo criminoso que enviava os aparelhos furtados e roubados para fora do país, principalmente para Senegal, no continente Africano. A quadrilha envia para países africanos pelo fato do bloqueio das operadoras nacionais nos aparelhos não atingirem as operadoras de lá, o que torna possível utilizar os aparelhos.

“Os objetos eram guardados em depósitos, em imóveis residenciais e, quando achavam conveniente, os criminosos retiravam esses produtos do local para colocar novamente no mercado, seja para remover peças ou até mesmo para remeter a maioria dos celulares para países da África”, explicou o delegado Wagner Carrasco, responsável pela investigação e devolução dos equipamentos após identificação.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em endereços no centro de São Paulo, de acordo com as investigações da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo os aparelhos teriam sido subtraídos durante os eventos que ocorreram nos dois últimos finais de semana e feriados em São Paulo e Rio de Janeiro.

A ação é coordenada pela 1ª Delegacia DIG (Antipirataria). Os mandados cumpridos durante essa etapa da operação foram na rua dos Guaianazes, no Lago do Arouche e na avenida da Liberdade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também