
Uma tentativa de estelionato envolvendo 680 mil dólares falsos terminou com duas pessoas presas em flagrante na última sexta-feira (13). A informação foi divulgada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas nesta quarta-feira (18). A ocorrência foi registrada durante uma negociação comercial no centro da cidade, onde seria realizada a venda de uma caminhonete pelo valor de R$ 200 mil, com pagamento em espécie na moeda norte-americana.
Policiais civis da 1ª DIG receberam informações de que ocorreria uma negociação de alto valor e que o pagamento seria feito em dinheiro. Diante da denúncia, a equipe realizou campana no local e identificou movimentação considerada suspeita, efetuando a abordagem dos envolvidos.
Dinâmica da abordagem
Durante a ação, foi confirmado que a venda da caminhonete estava em andamento e que a compradora pagaria o valor em dólares. A mulher abordada se identificou inicialmente como Maria e afirmou ser do Paraná. Dentro da bolsa dela, os policiais encontraram 40 mil dólares, que seriam usados na transação.
Após verificação, foi constatado que as notas eram falsas e continham a inscrição “sem valor”, coberta por fita adesiva. Em uma mala também foram localizados outros malotes com cédulas nas mesmas condições, que seriam utilizados em outros golpes, totalizando 680 mil dólares falsos.
Documento falso e prisão preventiva
Segundo a DIG, a mulher apresentou documento falso no momento da abordagem. Após identificação correta, foi constatado que ela já respondia por estelionato e estava em liberdade por medida cautelar.
Ela e o intermediador da negociação foram autuados em flagrante por tentativa de estelionato, uso de documento falso e associação criminosa. A Polícia Civil representou pela conversão da prisão em preventiva, pedido deferido pela Justiça.





