
A Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Americana deflagrou, na manhã desta quinta-feira (1º), uma operação na capital paulista com o objetivo de desarticular um esquema de distribuição de drogas com atuação em todo o estado de São Paulo, cuja origem seria o município de Sumaré. Ninguém foi preso, mas mais de 40 kg de drogas e um carro de luxo foram apreendidos.
As investigações apontaram que uma grande quantidade de entorpecentes seria entregue no bairro Cidade Dutra, em São Paulo, durante a madrugada. Com base nas informações, foi desencadeada a Operação “X-DVD”, com o objetivo de interromper a ação criminosa.
Ao chegarem ao local, os policiais da DISE visualizaram, na garagem do imóvel investigado, pacotes de maconha do tipo “Colômbia”. Como havia pouco movimento nas redondezas, o homem que estava na casa percebeu a aproximação da equipe e fugiu pulando pelos telhados vizinhos.
Dentro do imóvel, foram encontrados pacotes de maconha “Colômbia” embalados a vácuo, tijolos de maconha prensada, uma balança digital com capacidade para até 300 kg e diversas folhas com anotações contábeis.

Em outro endereço, na mesma rua, os agentes localizaram o que seria o “escritório” do responsável pelo tráfico. No local, foram apreendidos um carro de luxo modelo Mercedes-Benz A 250 Turbo, duas máquinas de contar dinheiro, R$ 4 mil em espécie, um celular, um carregador de pistola calibre .380, outra balança digital e mais documentos com anotações.
Ao todo, foram apreendidos 40 tijolos de maconha, com peso total de 28,2 kg; 10 pacotes de maconha do tipo “Colômbia” embalados a vácuo, somando 10 kg; e outros seis pacotes do mesmo tipo, que totalizaram 4,7 kg. A quantidade total de entorpecentes apreendida chega a quase 43 kg.
Todo o material — incluindo drogas, veículo, dinheiro e demais objetos — foi encaminhado à sede da DISE, onde a Autoridade Policial tomou ciência dos fatos e adotou as medidas cabíveis para a instrução do Inquérito Policial que apura a autoria dos crimes.