
A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana apreendeu quase 800 kg de maconha nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (8). A operação foi realizada na Rodovia Transbrasiliana (BR-153), no município de José Bonifácio, no Noroeste Paulista. Um homem de nacionalidade paraguaia foi preso.
Intitulada “Cannabis”, a operação da Polícia Civil, que investiga os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, recebeu a informação que uma carreta Scania, com placas do Paraguai, estaria transportando maconha pela região de São José do Rio Preto.
Durante buscas pela Transbrasiliana, a carreta foi localizada na altura do município de José Bonifácio. Durante a perseguição, os policiais constataram que o veículo estava sendo escoltado, à distância, por uma caminhonete Hilux, que fugiu ao perceber a presença das viaturas policiais.
O veículo era conduzido por um paraguaio, de 26 anos, que informou que a carreta estava carregada com arroz. Diante dos indícios, a carreta foi conduzida à sede da Dise, em Americana, para um procedimento de vistoria minuciosa. Nas buscas, escondidos na carga de arroz, foram localizados 1.086 tijolos de maconha, totalizando 780 kg da droga. O valor estimado da mercadoria ilegal é de R$ 800 mil.
No mesmo momento, foi dada voz de prisão ao homem, que também teve seu celular apreendido. O indiciado foi submetido a exame cautelar e escoltado até a Cadeia Pública de Sumaré, onde aguarda audiência de custódia.