Quatro homens, entre eles três de nacionalidade boliviana, foram presos por tráfico de drogas no Jardim São Fernando, em Santa Bárbara d’Oeste, na terça-feira (19), em operação da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana.
A ação da Polícia Civil compôs a segunda fase da Operação “São Fernando”, que teve início em abril deste ano, quando foi encontrada uma refinaria de drogas na Rua Jade, com a apreensão de 8,9 kg de entorpecentes e a prisão de um investigado.
Monitoramento e flagrante
As investigações da Dise identificaram que o mesmo endereço voltou a ser utilizado para o tráfico de drogas. Por isso, foi realizado um trabalho de monitoramento velado, no qual os policiais acompanharam as movimentações no imóvel.
Nesta terça, um carro preto foi flagrado chegando ao local. Um homem saiu da residência e entregou uma sacola a quem estava no veículo, que saiu em alta velocidade. Antes que o suspeito entrasse novamente na casa, os policiais o abordaram. Em entrevista, o homem de 30 anos confessou que armazenava drogas dentro da residência.

Drogas apreendidas e prisões
No interior do imóvel, os agentes encontraram oito tijolos de cocaína guardados em uma mochila térmica, do tipo utilizada por motoboys. Além da droga, outros três homens, dois de 24 anos e um de 22, também foram flagrados. Os três eram bolivianos e pouco conseguiam se comunicar em língua portuguesa.
Durante as buscas, foram apreendidos R$ 6 mil em espécie, uma balança de precisão e sete aparelhos celulares. O investigado apontou ainda que, em um imóvel vizinho, havia ocultado outro tijolo de cocaína, que também foi localizado, totalizando nove tijolos apreendidos, com peso de 9,3 kg.

Diante dos flagrantes e da investigação prévia já instaurada, foi dada voz de prisão em flagrante aos quatro abordados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os indiciados foram submetidos a exame cautelar e, posteriormente, transferidos à Cadeia Pública de Sumaré.
Polícia Civil registra outra operação no município
Também nesta terça-feira, a Dise deflagrou a Operação “Lemão”, em Santa Bárbara d’Oeste, para desarticular um esquema de tráfico de drogas na modalidade delivery. As investigações apontaram que o suspeito utilizava aplicativos de celular para negociar e acertar as entregas de entorpecentes.
Com base em denúncia anônima, os policiais identificaram o imóvel utilizado para a atividade criminosa, no Jardim Europa, e o investigado, conhecido pelo apelido de “Lemão”. Após representação da autoridade policial, a Justiça expediu mandado de busca e apreensão para a residência.
Durante a operação, o homem foi detido em flagrante. No local, a equipe apreendeu duas porções de maconha prontas para a venda; quatro pedaços da mesma substância, ainda não fracionados; uma balança de precisão; embalagens plásticas vazias; uma faca com resquícios do entorpecente; e quatro aparelhos celulares. No quintal, os policiais localizaram ainda quatro vasos contendo pés de maconha em cultivo.
O suspeito foi preso e também encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde permanece à disposição da Justiça.





