
A Polícia Civil do Estado de São Paulo participa nesta quinta-feira (7) da Operação Shamar, do Ministério da Justiça, que tem como objetivo o combate à violência contra a mulher. A operação ocorre em todo o território nacional e é parte de ações do Agosto Lilás.
Piracicaba
Em Piracicaba, a ação rendeu, até o momento, sete capturas de procurados, sete flagrantes de violência doméstica e dois flagrantes de pedofilia. As informações são da delegada titular do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Piracicaba, Juliana Ricci.
Segundo ela, ainda foram verificados dezenas de locais e cumpridos dezenas de mandados.“O objetivo é de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, e para que as pessoas realmente se sintam protegidas e sintam que vale a pena denunciar, e que nós vamos estar tomando as providências cabíveis”, afirmou.
Ação conjunta
A ação em Piracicaba é integrada entre o DEIC e a Delegacia da Mulher (DDM), que representam a Polícia Civil, e a Polícia Militar. A titular da DDM de Piracicaba, Olívia Fonseca, explicou que este Dia D da operação acontece nesta quinta por ser a data em que a Lei Maria da Penha, que estipula punição e busca coibir a violência doméstica contra a mulher, completa 19 anos. Além disso, nesta terça-feira (6), completaram-se 40 anos da abertura da primeira DDM no Brasil, em São Paulo.
Em todo o estado
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), são mais de mil mandados de prisão a serem cumpridos no estado por diversos departamentos e unidades da Polícia Civil.