
Uma equipe do 10º Batalhão de Ações Especiais (Baep) prendeu um suspeito por tráfico de drogas e apreendeu quase meio quilo de maconha. A ação aconteceu no final da noite de terça-feira (16), na Avenida Emilio Bosco, na região do Matão, em Sumaré, em mais uma etapa da operação denominada “Ação Especial de Polícia” que vem sendo conduzida pelo Baep da Polícia Militar na região nas últimas semanas.
Atitude chamou atenção
Durante patrulhamento da operação, os policiais avistaram uma motocicleta Honda CG 160 amarela ocupada por dois indivíduos. Os agentes notaram que o ocupante da garupa segurava a cintura a todo instante, aparentando estar portando uma arma de fogo.
Motociclista de aplicativo
Devido a essa atitude suspeita, a equipe realizou a abordagem da dupla. Em revista ao condutor da motocicleta, identificado como J.B.M., de 29 anos, nada de ilícito foi encontrado. Depois, verificou-se que o homem seria motorista de aplicativo, conforme comprovado pelo histórico de corridas apresentado.
Já o passageiro…
No entanto, ao submeter o passageiro identificado como S.B.S, de 28 anos, a uma “busca pormenorizada”, os policiais encontraram com ele oito pequenos “tijolos” de maconha.
Indagado quanto à procedência das drogas, S.B.S. informou à PM que havia comprado o material em um apartamento do conjunto habitacional da CDHU no San Martin, em Campinas.
“Contudo, (o suspeito) não soube indicar o bloco e apartamento em que havia pegado (o entorpecente), tampouco para qual seria o destino final, mencionando que ganharia a quantia de cem reais para realizar tal transporte”, relataram os policiais militares no registro da ocorrência.

Suspeito sem documentos
Desconfiados do fato de S.B.S. não estar portando qualquer documento de identificação pessoal, a equipe deslocou-se até a residência do suspeito, na Rua Amélia Galego Vieira dos Santos, no Jardim Minnesota, também na região do Matão.
Na residência, os policiais encontraram não apenas os documentos do suspeito, mas também um saco plástico na cor preta, sob uma cômoda, que continha mais 30 porções de maconha já embaladas para venda. No total, a ação resultou na apreensão de 38 porções da droga de origem vegetal, pesando 0,480 quilo.
Delegado confirmou flagrante
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão em flagrante a S.B.S. pelo crime de tráfico de drogas. Ele ouviu seus direitos constitucionais e foi conduzido pela Polícia Militar até o Plantão Policial de Sumaré, onde o delegado confirmou a prisão.
O suspeito permaneceu detido na Cadeia Pública anexa à Delegacia do Município, à disposição da Justiça. O condutor da motocicleta, bem como o veículo, foram qualificados e liberados.