Conforme levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Criminal (CAP), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o estado de São Paulo registrou diminuição de 21,4% no roubo de veículos, alcançando a menor taxa da história nos primeiros cinco meses do ano.
Os dados indicam que aconteceram 12.368 roubos de veículos de janeiro a maio deste ano. Essa é a menor marca para o crime desde 2001, quando teve início a série histórica. Somente no mês passado, o recuo foi de 9,3%, com 2.683 registros em todo o estado.
“Desde o início da gestão, o trabalho das forças de segurança em todo o estado foi direcionado para combater os crimes contra a vida e os patrimoniais. Para isso, houve uma intensificação no patrulhamento, principalmente em pontos críticos com base nos indicadores criminais aliados à inteligência policial”, ressaltou o Governo do Estado.
A Polícia Civil, instituição importante na diminuição dos números, intensificou as investigações e ampliou o combate ao crime organizado, prendendo integrantes e lideranças de quadrilhas que atuam no território paulista, em especial, de receptadores.
Em 2024, as Polícias Civil e Militar recuperaram em todo o estado de São Paulo mais de 23,1 mil veículos. A quantidade é 20,3% maior comparado ao mesmo período de 2023, quando 19,2 mil veículos foram apreendidos.
O número recorde também foi alcançado na cidade de São Paulo. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve 5.041 casos de roubo de carros na capital paulista, uma redução de 20,1% em relação a 2023.