
O Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) deflagrou, na sexta-feira (5), a operação Autenticidade, para combater o mercado ilegal e a comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A ação teve como foco a fiscalização de adegas e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. Em toda RMC, 130 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando na detenção de 13 pessoas e na apreensão de 48 tipos de produtos. Além disso, 13 estabelecimentos foram lacrados.
Operação
Em Campinas, oito pessoas foram conduzidas ao Distrito Policial por venda de bebida falsificada, de alimentos vencidos, de furto de energia e de contravenções penais (máquinas de caça-níquel).
Dois detidos foram conduzidos ao 6º DP. Um deles era responsável por três estabelecimentos no Jardim Itatinga. Outras duas pessoas seguiram para o 9º DP e quatro para a DIG. Três estabelecimentos foram lacrados pela Secretaria de Urbanismo. As equipes fiscalizaram 33 adegas em Campinas.

Forças de segurança
A operação mobilizou agentes das Guardas Municipais das 20 cidades que compõem a RMC, além de contar com a participação de equipes da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Secretaria de Urbanismo, da Vigilância Sanitária e da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).