sexta-feira, 9 janeiro 2026
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

GCM de Piracicaba participa de captura de foragido internacional na Itália

Brasileiro naturalizado italiano foi preso no norte da Itália após alerta feito por agente de Piracicaba e cooperação entre forças de segurança
Por
Letícia Alves

Uma operação conjunta entre forças de segurança resultou na prisão de um brasileiro de 41 anos, naturalizado italiano, que estava foragido da Justiça brasileira. A captura ocorreu após um guarda civil de Piracicaba, em afastamento temporário e residindo na Itália, desconfiar de informações fornecidas pelo homem durante contatos pessoais e comunicar o caso à Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, que acionou a Polícia Federal e outros órgãos competentes.

O homem possui condenação de 20 anos de prisão por abuso sexual de menores, com crimes cometidos entre 2012 e 2018 no interior do Estado de São Paulo. Conforme o processo judicial, ele utilizava vínculos familiares para se aproximar das vítimas. Após a sentença proferida pelo Tribunal Penal do Distrito de São Paulo, o condenado deixou o Brasil e passou a ser considerado foragido da Justiça.

A partir do alerta feito em Piracicaba, a comarca responsável pelo mandado solicitou a inclusão do nome do acusado na lista de procurados da Interpol. O monitoramento foi conduzido pelo Serviço Internacional de Cooperação Policial, em conjunto com a Polícia Italiana (SCO) e a Esquadra Volante de Turim. Após semanas de vigilância e cruzamento de dados na região do Piemonte, o indivíduo foi localizado na segunda-feira (30) de dezembro de 2025, no estacionamento de um supermercado em Cuorgnè.

A prisão ocorreu sem resistência e o homem foi encaminhado ao presídio de Ivrea, onde permanece à disposição da Procuradoria-Geral da República junto ao Tribunal de Apelações de Turim, responsável pela condução do processo de extradição para o Brasil. Segundo o comandante da GCM de Piracicaba, Marcos Pavanello Rodrigues, a ação reforça a integração entre forças de segurança nacionais e internacionais no enfrentamento a crimes graves.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também