
O Governo de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (11), 40 novas viaturas para reforçar as Polícias Militar e Civil na região de Campinas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), o investimento ultrapassa os R$ 5 milhões e visa ampliar o policiamento e agilizar o atendimento de ocorrências.
Secretário de Segurança do estado presente na entrega
A cerimônia de entrega das viaturas foi realizada na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral, e contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. “É um fortalecimento da infraestrutura, dos policiais, novas viaturas, 40 viaturas entregues, viaturas que vão atender o programa de rádio patrulhamento. Rádio patrulha é aquela viatura que trabalha atendendo ligações 190, Central de Operações. Viaturas para o grupo de força tática, que são viaturas mais focadas no combate ao crime”, comentou Derrite.
Distribuição
O coronel Takahashi, comandante do CPI-2 (Comando de Policiamento do Interior-2) da Polícia Militar em Campinas, explicou como as viaturas serão distribuídas. “A grande parte desse primeiro lote está sendo distribuída para as cidades mais distantes da região metropolitana de Campinas, nos postos policiais militares, nas companhias, para atender os 38 municípios. Então, tem um projeto sério da Polícia Militar de distribuição estratégica e logística dessas viaturas, conforme os índices criminais e conforme a disponibilidade de viaturas que estão operando. A cada dois anos o Estado renova a frota da Polícia Militar, e isso faz com que o trabalho continue todos os dias nos 645 municípios do Estado.”
Prefeito comemora
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, comemorou o reforço nas forças de segurança da cidade. “É um importante reforço para a Polícia Militar e para a Polícia Civil. Aqui na região metropolitana, nós temos uma integração importante das guardas municipais com as Polícias Civil e Militar. E, com essa estruturação mais efetiva da Polícia Civil e Militar, vai melhorar ainda mais o patrulhamento e o enfrentamento do crime organizado.”
Números
Das 40 novas viaturas, sete são para a Polícia Civil e 33 para a Polícia Militar, sendo 24 carros e nove motos, que serão utilizadas exclusivamente em Campinas.
Volta da Rocam
Em sua fala durante a cerimônia, Derrite chamou atenção para o crescimento do número de roubos de motos na região e anunciou a volta das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) para combater este e outros tipos de crimes. “Viaturas, novas motocicletas, que, na verdade, é um relançamento de uma política pública interna da Polícia Militar, a Rocam, que são as rondas ostensivas com apoio de motocicletas, que haviam sido extintas, paralisadas há alguns anos. E nós estamos retomando a Rocam no Baep. É uma importante ferramenta que a Polícia Militar usa para vias de trânsito rápido, para coibir roubos de veículos, roubos a transeuntes que acontecem nas cidades”, explicou Derrite.
“Nós estamos intensificando esse patrulhamento com motocicletas. Essas nove para dar o início. Até o final do ano, nós pretendemos ter 20 motocicletas operando. E, no ano que vem, quem sabe nós não tenhamos até 40 ou 60 motocicletas, já com uma companhia mais robusta, como é no centro de São Paulo. Lá, nós operamos com 80 motocicletas, então acho que Campinas merece. Mas o importante é que nós demos a largada. A partir daqui, os policiais serão treinados, porque eles fazem um curso de habilitação para atuar com a motocicleta, que é diferente. Não basta o policial ser habilitado para conduzir moto. Ele tem que fazer um curso dentro da Polícia Militar para que possa combater o crime e atuar nessa atividade. Então começamos com nove. Até o final do ano a previsão é 20, e no ano que vem nós vamos fortalecer”, completou.

Projeto em andamento
As nove motocicletas serão utilizadas no policiamento da cidade de Campinas. “Já era um projeto que estava em andamento pelo comando da instituição, através do primeiro Baep, onde foi aprovado, e hoje nós estamos lançando a modalidade de patrulhamento tático de Rocam com motocicletas. O objetivo é combater os criminosos que atuam com as motocicletas aqui na região de Campinas, principalmente. Nós temos ainda, nos próximos meses, a entrega do segundo lote de viaturas, que é de aproximadamente mais de 51 viaturas aqui na nossa região”, complementou o coronel Takahashi.
Custos
As 24 viaturas da PM foram adquiridas com recursos do Tesouro Estadual, enquanto as nove motocicletas da Rocam foram viabilizadas por meio de doações e recursos judiciais intermediados pelo Gaeco, do Ministério Público. Já as sete viaturas da Polícia Civil foram compradas integralmente com verba estadual. Todos os veículos são novos e equipados com sistemas de apoio às operações policiais.