sábado, 23 novembro 2024

Guarda de Sumaré diz que vai intensificar rondas nas escolas

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré anunciou ontem que intensificou as rondas nas proximidades das escolas do município, com objetivo de proporcionar maior sensação de segurança aos alunos e pais.

O anúncio foi feito um dia após a divulgação de ameaças de massacre na Escola Estadual Dr. João Franceschini, feita por um aluno de 15 anos em mensagens pelas redes sociais e que viralizaram pela internet causando pânico entre estudantes e pais.

Segundo informações o adolescente se ‘inspirou’ no massacre da escola Raul Brasil, que chocou o País matando 10 pessoas, entre eles os atiradores (ex-alunos da escola) e deixando vários feridos há uma semana em Suzano.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Zequim, as rondas são em sistema de rodízio e ocorrem principalmente nos horários de entrada e saída dos estudantes.

Além de o patrulhamento servir como força preventiva a eventuais crimes, os guardas dão orientações sobre comportamentos para melhorar a segurança de alunos, professores, demais funcionários e pais de estudantes.

Entre as orientações estão dicas importantes como verificar presenças de suspeitos próximos às escolas e mesmo se há movimentações estranhas, que possam indicar comércios ilícitos, tais como os de drogas ou de bebidas que não podem ser vendidas para adolescentes.

“Com a intensificação das rondas por parte da nossa Guarda Civil Municipal, queremos transmitir uma mensagem de tranquilidade para os pais, estudantes, professores, funcionários e toda a população”, ressalta o prefeito Luiz Dalben (PPS).

PROMAD

Em Sumaré, a Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolve ainda o Promad (Programa Municipal Antidrogas), que é levado, durante seis meses, aos alunos dos quintos anos das escolas municipais.

O objetivo do programa é a prevenção ao uso de drogas e, consequentemente, a redução das consequências sociais e de saúde causadas pelo vício. Há orientações sobre os malefícios das drogas e também sobre como enfrentar, de modo seguro, as dificuldades encontradas no dia a dia.

Segundo a Prefeitura, as aulas do Promad são ministradas por uma equipe de guardas municipais. Uma vez por semana, os estudantes recebem uma cartilha de atividades e certificado de participação ao final do curso, com direito a cerimônia de formatura, na presença de convidados da comunidade e de seus pais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também