terça-feira, 20 janeiro 2026
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Homem ameaça e agride avó de 85 anos por dinheiro para comprar drogas em Sumaré

Polícia Militar atendeu quatro ocorrências de violência doméstica nos últimos dias em Sumaré e Hortolândia
Por
Vagner Salustiano
Duas das ocorrências foram apresentadas pela PM no Plantão da Polícia Civil de Sumaré. Foto: Polícia Militar de SP

Equipes do 48º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) atenderam quatro ocorrências de violência doméstica entre sábado (18) e terça-feira (20) em Sumaré e Hortolândia. Em um dos casos, a vítima foi uma idosa de 85 anos, ameaçada e agredida pelo próprio neto, mesmo com medida protetiva em vigor.

Idosa é agredida pelo neto em Sumaré
A ocorrência mais grave foi registrada na manhã de segunda-feira (19), na Rua Roberto Riston Vaughan, no Jardim Santa Terezinha, em Sumaré. Uma idosa de 85 anos relatou à Polícia Militar que o neto, de 39 anos, esteve diversas vezes em sua residência ao longo do dia para agredi-la, apesar de existir uma medida protetiva de urgência que o proibia de se aproximar dela.

Segundo a vítima, o homem exigia dinheiro para comprar drogas. O agressor foi localizado nas proximidades e tentou fugir ao perceber a chegada da equipe, mas foi rapidamente detido. Nada de ilícito foi encontrado com ele, porém, diante das agressões e do descumprimento da medida judicial, foi conduzido à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Sumaré, onde permaneceu preso em flagrante.

Ex-companheiro invade casa e agride mulher no Jardim Santa Rosa
A primeira ocorrência cronológica aconteceu na manhã de sábado (18), na Rua Amandio dos Santos Rodrigues Gracio, no Jardim Santa Rosa, em Sumaré. A Polícia Militar foi acionada pelo telefone 190 após uma mulher de 32 anos relatar que o ex-companheiro invadiu sua residência sem autorização e passou a agredi-la.

O agressor, de 42 anos, fugiu ao notar a chegada da equipe policial. A vítima, em estado de choque, indicou a direção tomada por ele. Os policiais iniciaram buscas e localizaram o homem entrando em uma área de mata, onde foi alcançado e preso em flagrante após alguns minutos de perseguição.

Durante o atendimento, a mulher apresentou uma crise convulsiva. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e a encaminhou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Matão. O agressor foi apresentado no Plantão Policial do Centro de Sumaré, onde teve a prisão confirmada e permaneceu à disposição da Justiça.

Violência doméstica e tráfico de drogas em Hortolândia
Ainda na tarde de sábado, a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência na Rua Pastor Dong Joo Par, no Jardim São Sebastião, em Hortolândia. No local, uma mulher relatou ter sido agredida pelo companheiro.

Durante o atendimento, a vítima informou aos policiais sobre a existência de entorpecentes na residência. Em busca no imóvel, foram apreendidas duas placas de maconha prensada e um cigarro da mesma substância, totalizando 176 gramas. O homem negou as agressões, mas admitiu a posse da droga. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de violência doméstica e tráfico de drogas.

Tentativa de enforcamento no Jardim João Paulo II
A quarta ocorrência foi registrada na madrugada de terça-feira (20), na Rua Rafael Coral, no Jardim João Paulo II, em Sumaré. Uma mulher de 25 anos informou que foi agredida fisicamente pelo companheiro, de 26 anos, que também fez ameaças e tentou enforcá-la.

O agressor ainda estava na residência quando a Polícia Militar chegou ao local e apresentava sinais evidentes de embriaguez. Ele foi levado ao Plantão Policial, onde o delegado ratificou a prisão em flagrante. O homem permanece à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia.

Em situações de risco ou violência contra mulheres e meninas, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190. A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas por dia pelo número 180.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também