Um homem foi preso em flagrante na noite de terça-feira (19), em Campinas, após ser surpreendido por guardas municipais com drogas e manter um adolescente de 16 anos refém em uma residência. A ação ocorreu durante patrulhamento escolar da Guarda Municipal na Avenida Embarque Sâmia Zarur, no bairro Vila Palacios.
Abordagem
De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes avistaram dois indivíduos em atitude suspeita próximo de uma viela. Ao perceberem a aproximação da viatura, os dois tentaram fugir. Um deles foi abordado e confessou que estava no local para comprar drogas. O segundo correu para dentro de uma casa e manteve um morador sob ameaça, colocando uma faca em seu pescoço.
Ação dos guardas e rendição
Após diálogo com a equipe da GM, o suspeito desistiu da ação, liberou a vítima e se entregou. Ele foi contido e preso em flagrante. Com ele, os guardas encontraram uma sacola contendo 69 porções de cocaína (70,1 g), 21 porções de maconha (36,6 g) e 128 porções de crack (78,8 g). Também foram apreendidos R$ 93,25 em espécie, uma faca, um moletom vermelho e um papel com anotações referentes ao tráfico.
A vítima, adolescente de 16 anos, e moradores que presenciaram a ação confirmaram à Polícia Civil que o homem foi o autor das ameaças e responsável pela venda de drogas na região.

Histórico criminal
O preso negou a prática de tráfico e disse ser usuário de crack. Ele afirmou estar em situação de rua e pediu apoio da Defensoria Pública. Segundo a Polícia Civil, porém, ele possui antecedentes criminais por furto qualificado, receptação, homicídio e tráfico de drogas, tendo já cumprido pena anteriormente.
Encaminhamento do caso
O homem foi preso em flagrante e a Polícia Civil pediu sua prisão preventiva, ressaltando a gravidade do crime e o risco de reincidência. O homem foi encaminhado à Cadeia Pública anexa ao 2º DP, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Já o segundo indivíduo abordado, que confessou ter ido ao local comprar drogas, foi liberado após assinar termo circunstanciado por porte de entorpecentes para consumo pessoal.