
Um homem acusado de agredir e abandonar a filha, uma adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no bairro Santa Rosa, em Piracicaba, foi preso nesta terça-feira (12) pela Polícia Militar. Somente nesta semana, foi o segundo caso de abandono de incapaz com autismo no município.
Pedido de socorro
Uma equipe da PM foi acionada para verificar uma ocorrência em que uma jovem pedia socorro nas proximidades da unidade da Hyundai.
No local, os policiais encontraram uma adolescente de 17 anos, visivelmente abalada, que relatou ter sido agredida pelo pai com um soco no rosto, o que quebrou seus óculos, além de outras agressões.
Em seguida, segundo a vítima, o homem a teria colocado para fora do veículo, deixando-a sozinha.
Recorrente
Familiares da jovem compareceram ao local e informaram, de forma preliminar, que situações de abuso já vinham ocorrendo há algum tempo.
O suspeito foi localizado e apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba, onde teve a prisão em flagrante ratificada pelo delegado de plantão. Ele permaneceu à disposição da Justiça.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres e, em 2025, ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
Mulheres que estejam sofrendo violência podem acionar imediatamente o 190, número da Polícia Militar, em casos de agressão em andamento ou risco iminente, garantindo ajuda rápida. Já o 180, Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas, de forma gratuita e sigilosa, oferecendo orientação sobre direitos, acolhimento e encaminhamento para a rede de proteção. Ambos os canais são fundamentais para interromper a violência e garantir a segurança da vítima.