A Polícia Civil investiga a morte de Marcos de Souza Franco, de 48 anos, encontrado sem vida com sinais compatíveis com ataque por cães de grande porte na manhã do último domingo de Carnaval (15), em Sumaré. Ele foi localizado em uma área verde na Rua Judith Odette Mazon, na Chácara Santa Antonieta, na Região de Nova Veneza.
Segundo as informações registradas na ocorrência, Marcos havia deixado por conta própria o HES (Hospital Estadual de Sumaré) horas antes, por volta das 4h30, sem ter recebido alta médica, após “comportamento agressivo com equipe”. A direção do hospital comunicou a evasão às autoridades. Ele estava internado desde o dia 12 por traumas de uma agressão sofrida no dia anterior em um bar da cidade.

Atendimento e causas prováveis
De acordo com guardas municipais que atenderam o chamado, a corporação foi acionada por pessoas que passavam pelo local e viram um homem caído, com muito sangue, “aparentemente vítima de agressão”. Conforme o registro policial, a vítima apresentava as pernas dilaceradas, possivelmente por mordidas, e sinais de agressões na cabeça.
Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e constatou o óbito. No local, o médico Carlos Eduardo Baldini apontou como causas prováveis da morte “choque hipovolêmico (perda maciça de sangue) e mordedura canina”.
Relatos de vizinhos e imagens
Ainda segundo o atendimento, vizinhos relataram ter ouvido gritos de socorro e latidos na rua no início da manhã de domingo. Eles também informaram que já teriam ocorrido ataques anteriores de cães a animais da vizinhança, incluindo outros cães e galinhas.
Um vídeo de câmeras de monitoramento foi apresentado à equipe, mostrando Marcos caminhando pela rua às 6h19, ainda com roupa hospitalar do HES.

Perícia e investigação
As lesões na cabeça, conforme registrado, não aparentavam ser recentes, o que reforçou a informação de que ele havia sido agredido anteriormente. O local e o corpo passaram por perícia da Polícia Científica, mas nenhum cão de grande porte foi localizado nas imediações.
O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Americana para exames necroscópicos que devem confirmar as causas da morte. O caso é investigado pela Polícia Civil como encontro de cadáver e morte suspeita.





