quarta-feira, 18 fevereiro 2026
TERÇA DE CARNAVAL

Homem morre após invadir estabelecimento e ser atingido por arma de choque em Americana

Engenheiro de 43 anos sofreu parada cardíaca após ser contido pela Polícia Militar; caso foi registrado no 4º Distrito Policial e é investigado
Por
João Victor Viana
Segundo a SSP, Rodrigo Alves apresentou comportamento alterado, tendo invadido um carro e arrombado a porta do estabelecimento. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem identificado como Rodrigo Witte Alves, de 43 anos, morreu após invadir uma unidade de uma rede de lojas de conveniência, na Rua Sete de Setembro, na Vila Rehder, região central de Americana, e ser atingido por dois disparos de arma de choque. O caso aconteceu ao longo da madrugada e manhã desta terça-feira (17).

Rodrigo era engenheiro e trabalhava em Americana em uma administradora de consórcio.

Sequência dos fatos
Segundo relato de funcionários do estabelecimento, o homem entrou no local por volta da 1h30 apresentando comportamento alterado. Ele pegou duas garrafas de água e uma água de coco, mas demonstrou dificuldade para efetuar o pagamento.

Cerca de três horas depois, às 4h30, retornou ao local, adquiriu um salgado e um refrigerante, mantendo o comportamento alterado e novamente com dificuldade pra efetuar o pagamento.

Por volta das 6h ele voltou pela terceira vez. Inicialmente sentou-se no deck externo e, em seguida, foi até o caixa, onde passou a chorar e gritar. Depois, desferiu um soco contra a porta de vidro e bateu a própria cabeça contra o vidro, ficando ferido. Na sequência, dirigiu-se a um veículo estacionado nas proximidades e tentou invadi-lo pela janela do motorista. Um funcionário conseguiu retirá-lo do carro.

Logo depois, ainda na região central, o homem tentou entrar em outro veículo, onde estava uma mulher. Segundo a motorista, ele apareceu com o rosto ensanguentado e tentou abrir a porta do passageiro. Ela conseguiu fechá-la, mas o homem deu socos no vidro e entrou pelo banco dianteiro direito. A mulher gritou e ele deixou o veículo.

Funcionários contaram que acionaram a Polícia Militar e trancaram as portas do mercado. Com uma barra de ferro, Alves voltou ao estabelecimento e arrombou a porta. Os dois funcionários e um cliente saíram pelos fundos e aguardaram a chegada da polícia.

Intervenção policial
Segundo os policiais, o homem danificava o comércio e não respondia às tentativas de diálogo. Para preservar a integridade física dos presentes, foi realizado um primeiro disparo de arma de choque, que não surtiu efeito. No segundo disparo, ele caiu e soltou a barra de ferro. Os dardos atingiram a perna direita e o braço esquerdo.

O homem foi algemado e, antes de ser colocado na unidade de resgate do Corpo de Bombeiros para encaminhamento à UPA São José, sofreu uma parada cardíaca, sendo necessário o uso de desfibrilador para reanimação.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem chegou à unidade de saúde ainda com sinais vitais, mas não resistiu e morreu.

Velório e investigação
O velório de Rodrigo Witte Alves acontece em Americana no fim da tarde e início da noite desta quarta-feira (18). Posteriormente, o corpo será levado para Curitiba, onde será novamente velado nesta quinta-feira (19).

O caso foi registrado como dano, ameaça e morte suspeita no 4º Distrito Policial de Americana. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), as causas da morte serão apuradas e a Polícia Militar instaurou um IPM (Inquérito Policial Militar) para investigar a conduta da equipe envolvida e esclarecer todas as circunstâncias da ocorrência.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também