sexta-feira, 23 janeiro 2026
APÓS PERSEGUIÇÃO

Homem morre baleado pela PM no estacionamento da Sanasa, em Campinas, após fugir de abordagem policial

Caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (23); PM diz que houve fuga e luta corporal, e família questiona versão
Por
Guilherme Pierangeli
Motociclista foi baleado e morreu logo após a cancela de entrada do estacionamento da sede da Sanasa, em Campinas. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Um homem morreu no estacionamento da sede da Sanasa, em Campinas, após resistir a uma abordagem policial na manhã desta sexta-feira (23). Diomedes Fagundes dos Santos tinha 49 anos e foi baleado por um policial durante a ocorrência.

Segundo a Polícia Militar, a ocorrência começou quando agentes se depararam com um motociclista em atitude suspeita na região da Avenida John Boyd Dunlop. Ao ser abordado, ele fugiu, dando início a um acompanhamento pelas vias do município.

Durante a perseguição, o motociclista entrou nas dependências da Sanasa por uma entrada lateral, na Rua Padre João Garcia, no cruzamento com a Avenida da Saudade, onde fica a frente da sede da empresa.

No estacionamento, ele desceu da moto e resistiu à abordagem, entrando em luta corporal com um dos policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Ainda segundo a PM, durante a luta corporal, o homem tentou pegar a arma de fogo do policial e também teria tentado sacar uma arma. Diante da situação, o agente efetuou um disparo para se defender.

Uma equipe de resgate foi acionada, mas o óbito foi constatado no local. O policial sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

Posteriormente, foi constatado que Diomedes era funcionário aposentado da Sanasa, onde trabalhou entre 2002 e 2022.

Família contesta versão da PM
De acordo com familiares que compareceram ao local, ele utilizava medicamentos para tratar esquizofrenia, e eles questionam a versão apresentada pelo Baep.

“Ele não socializa se ele estiver nervoso, ele mora com a família, com meus pais, ele é acompanhado, tem laudo psiquiátrico, ele é esquizofrênico, de maneira nenhuma ele carrega ou porta arma, se montaram essa cena dizendo que meu irmão tem arma, essa arma não é do meu irmão. Meu irmão é de dentro de casa, ele faz acompanhamento, ele toma remédio”, disse Adriana Fagundes, irmã de Diomedes.

Corpo foi removido por carro funerário da Setec, autarquia responsável pelos cemitérios municipais de Campinas. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA.

O que diz a Sanasa
Em nota, a Sanasa informou que o motociclista fugia de uma blitz policial na Avenida John Boyd Dunlop e foi perseguido por várias viaturas.

Segundo a empresa, ao chegar à região da Ponte Preta, o homem invadiu o estacionamento da Sanasa, que estava com a cancela fechada, sendo abordado pela polícia em seguida.

A empresa afirmou ainda que não houve danos às instalações nem aos funcionários e manifestou pesar pelo ocorrido.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também