segunda-feira, 9 fevereiro 2026
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO

Homem tenta matar criança e mulher a facadas em Sumaré, vai a shopping e acaba preso em Campinas

Homem foi localizado pela placa do carro e preso ao sair de um shopping center em Campinas
Por
Vagner Salustiano

Uma mulher de 32 anos está em estado grave após ser vítima de uma tentativa de feminicídio a facadas, na manhã de segunda-feira (9), em uma residência na Rua Bogotá, no Parque das Nações, na Área Cura, em Sumaré. Um menino de seis anos, filho da mulher, também foi ferido com golpes de faca na cabeça e nos braços, em uma aparente tentativa de homicídio.

A principal suspeita recai sobre o companheiro da vítima, um homem de 35 anos, preso horas depois pela Polícia Militar em um shopping center de Campinas.

Suspeito pelas agressões tem passado violento e foi preso pela Polícia Militar em Campinas. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Vítima se fingiu De morta
A vítima se fingiu de morta até o agressor fugir do imóvel, quando conseguiu pedir ajuda a vizinhos, que entraram na residência, acionaram a Polícia Militar e o resgate médico.

As duas vítimas foram atendidas inicialmente na UPA 24h do Jardim Denadai. A criança tinha ferimentos leves na cabeça e na perna e não corria mais risco de morte.

Já a mulher sofreu múltiplos ferimentos no rosto, mãos, pescoço e costas, permanecendo em estado grave, mas estável. Ambos foram transferidos para o Hospital da PUC Campinas.

Suspeito foi localizado pela placa do carro
O caso foi atendido pela Polícia Militar por volta das 8h. Quem relatou a sequência de acontecimentos foi a delegada titular da DDM de Sumaré, Nathalia Alves Cabral. “A Polícia Militar tomou ciência por meio das testemunhas, que acionaram tanto a PM quanto o socorro, de que uma mulher de 32 anos e o filhinho dela, de seis anos, teriam sofrido violência doméstica – no caso da mulher, uma tentativa de feminicídio – na manhã de hoje, e o autor teria se evadido do local. A criança, na hora que as testemunhas chegaram lá, estava com a região da cabeça com ferimento de faca”, relatou.

Segundo os vizinhos, quando foi encontrado, o menino já estava em estado de choque. “As testemunhas foram ao local porque estranharam a movimentação. E ele (o agressor) já não estava no local quando as testemunhas arrombaram um portão para entrar e presenciaram a mulher sanguentada, jogada no chão, e a criancinha em estado de choque, falando: ‘ah, minha mãe, ele tentou matar minha mãe’. Daí, pegaram, acionaram o socorro e protegeram a criança que, até agora, o que consta, está em estado de choque”, contou a delegada.

Segundo Nathalia, o agressor ainda não apontou um “motivo” para os crimes. “Ninguém sabe disso, a gente vai apreender o celular da vítima para submeter à perícia, mas ninguém sabe exatamente o motivo. O que a gente sabe é que ele já tinha um histórico de violência doméstica contra outras parceiras – por delitos graves, inclusive por estupro praticado contra outra companheira”, acrescentou a autoridade.

Imóvel onde a vítima e seu filho moravam já passou por perícia; interior tinha muito sangue. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Placa do veículo levou à localização do suspeito
A perícia técnica da Polícia Científica esteve na residência, onde os peritos encontraram a faca utilizada nos crimes. Em seguida, teve início uma “caçada” pelo agressor em locais de cidades da região onde ele poderia estar.

Horas depois, graças aos sistemas de reconhecimento de placas de veículos, ele foi localizado por uma equipe da Polícia Militar deixando um shopping center da Avenida John Boyd Dunlop, na altura do Jardim Aurélio, em Campinas. Ele dirigia um Chevrolet Corsa sedan prata.

Segundo a tenente Laura Ferraz, ele havia comprado roupas e um novo chip de celular e estava pronto para fugir da região. O suspeito não resistiu à prisão e foi conduzido à DDM de Sumaré, onde ficou preso em flagrante por tentativa de feminicídio (contra a mulher), lesão corporal e tentativa de homicídio (contra o menino).

“Ele foi preso pela Polícia Militar em Campinas, que, por meio do monitoramento de radares e de câmeras, conseguiu localizá-lo na região da 1ª DDM de Campinas. Foi por meio do veículo dele que a Polícia Militar conseguiu alcançá-lo”, acrescentou a delegada.

Delegada Nathalia Cabral orientou mulheres em relacionamentos violentos a procurarem a Polícia. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Vai responder a ao menos três acusações
Por fim, Nathalia adiantou quais serão os crimes pelos quais o agressor vai ser indiciado. “Ele está sendo autuado em flagrante delito. A Polícia Civil vai representar pela prisão preventiva dele. A vítima, nós vamos ao hospital tentar conversar com ela, para saber realmente qual o estado de saúde dela nesse momento. E ele vai responder pelo menos por tentativa de feminicídio e tentativa de homicídio no caso da criança, em princípio, porque a criança foi esfaqueada na região da cabeça”, apontou a delegada.

Segundo a delegada, o casal estaria junto há apenas três meses. Além disso, o agressor já tem passagens anteriores por crimes como ameaça, lesão corporal, violência doméstica e estupro contra outras mulheres.

Denuncie
Por isso, a orientação da delegada da Mulher de Sumaré para outras mulheres que se encontram em situação de risco é se afastar o mais rapidamente possível dos agressores, por meio do trabalho da Polícia Civil. “Denunciem, denunciem, não espere chegar a esse ponto. O relacionamento desse casal em específico era bem recente, e já com três meses de relacionamento ele praticou algo tão grave como ele fez hoje. Então, no primeiro empurrão, no primeiro tapa, puxão de cabelo, já procurem a Polícia Civil e se separem dos agressores”, finalizou a delegada

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também