sábado, 14 fevereiro 2026
ABANDONO DE INCAPAZ

Idosa é encontrada com hematomas e sinais de maus-tratos em Limeira

Vítima de 68 anos estava sozinha em casa insalubre no bairro Odécio Degan
Por
Thayla Nogueira
Vítima de 68 anos estava sozinha em casa insalubre no bairro Odécio Degan

Uma idosa de 68 anos foi encontrada caída dentro de casa, com diversos hematomas pelo corpo, na tarde desta sexta-feira (13), no bairro Odécio Degan, em Limeira. O caso foi atendido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e registrado como abandono de incapaz.

A equipe operacional realizava patrulhamento de rotina quando foi acionada por uma moradora da região.

“Nós estávamos em patrulhamento pelo bairro Odécio Degan, por volta das 14 horas, quando fomos solicitados por uma moradora, que informou que na residência em frente haveria uma senhora em situação de maus-tratos”, relatou a GCM Camila.

Ao chegarem ao endereço, os guardas encontraram o portão aberto e decidiram entrar no imóvel. Segundo a agente, logo na entrada já era possível perceber as condições precárias do local.

“Nós adentramos a residência, que estava com o portão aberto, e já no começo verificamos um forte odor. A casa estava em situação insalubre”, afirmou.

A idosa foi localizada caída no chão do quarto, com diversos ferimentos. De acordo com a GCM, os hematomas apresentavam estágios diferentes, indicando que não seriam recentes.

“Dá para perceber que os hematomas estão em graus diferentes, então não são todos do mesmo dia”, explicou Camila.

Ambiente insalubre e abandono
A vítima estava bastante debilitada, usava fraldas e apresentava um grande hematoma na região da cabeça. Conforme a agente, a mulher estava confusa e relatou dificuldade para enxergar.

“A maioria dos hematomas é na região da cabeça, inclusive do lado esquerdo tem um hematoma bem grande. Ela disse que não está conseguindo enxergar e não conseguiu se recordar do ano de nascimento”, contou.

O imóvel, composto por dois cômodos, apresentava paredes com umidade, manchas de sangue na cama e no chão e forte calor, sem ventilação adequada.

Segundo informações apuradas pela GCM, a idosa mora na parte da frente do imóvel. Nos fundos, residiriam um filho e um neto, que não foram encontrados no momento da ocorrência. Vizinhos relataram que ela permanece sozinha na maior parte do tempo e que, muitas vezes, são eles que levam comida.

Atendimento e investigação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encaminhou a vítima à Santa Casa de Limeira, onde passou por exames de raio-X e tomografia. Após avaliação médica, ela foi liberada.

O caso foi apresentado na Central de Flagrantes e será investigado pela Polícia Civil. A Secretaria de Promoção Social (Seprosom) informou que deve disponibilizar uma cuidadora para acompanhar a idosa até que ela seja atendida por uma assistente social.

O imóvel, composto por dois cômodos, apresentava paredes com umidade, manchas de sangue na cama e no chão. Foto: Wagner Morente

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também